A abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT 2012 aconteceu nessa segunda-feira (18/6) no auditório da DGA, dando início a uma série de palestras dedicadas ao tema “Segurança e Saúde do Trabalhador: Avanços e Desafios”.

A execução do hino nacional abriu o evento e, em seguida, compuseram a mesa o engenheiro João Lourenço Batistuzzo Bertim, Diretor da DSSO (representando o Reitor e a Coordenadora da DGRH), o Prof. Dr. Paulo César Montagner (Superintendente da Funcamp), Genésio Jatobá (Presidente da CIPA Unicamp), Márcio Luís Simplício (Presidente da CIPA Funcamp), o engenheiro Akzel Osvaldo Castro Chee (representando o SESMT Funcamp) e Antônio Alves Neto (Coordenador Geral do STU).

O presidente da CIPA abriu as falas da mesa agradecendo a participação de todos e o empenho da organização do evento. Na sequência, Antônio (STU) lembrou que o evento é um espaço fundamental para o debate dos trabalhadores e que a função dos cipeiros não é só de prevenir acidentes, mas de formular propostas. “É um momento de reflexão sobre o que pretendemos construir na Unicamp, lembrando a importância de formar a consciência da classe trabalhadora e unificá-la para trazer dignidade até a Universidade”, explicou.

O Prof. Paulo César destacou que a semana tem um papel simbólico de preocupação com a saúde do trabalhador. “Todas as questões discutidas são pertinentes, e vão desde questões mentais até as que envolvem a segurança e a saúde do trabalhador”, disse.

O Diretor da DSSO expressou a sua tranquilidade pelo grande apoio recebido, importante no momento de responsabilidade em representar o Reitor e a Coordenadora da DGRH, e evidenciou sua satisfação pela qualidade das palestras. “O nível das palestras é muito bom, pois deixam a formalidade para trás sem tirar o foco na prevenção de acidentes”, ressaltou.

Na sequência, o Prof. Dr. Jamiro Wanderley (FCM) proferiu a palestra “Ansiedade, depressão e estresse: Como manter minha saúde mental no trabalho?”, explicando como os problemas aparecem e dando dicas para evitá-los. “A vida tem coisas simples e baratas, por isso devemos olhar mais adiante e reclamar menos”, concluiu.

O evento prosseguiu com a apresentação cultural do grupo Viva Trio, composto por alunos do IA da Unicamp, e foi encerrado com uma caprichada mesa de café.

A SIPAT 2012 acontece até o dia 22/6, e a programação pode ser conferida no Portal DGRH.

sipat2012_180612_1.jpg

sipat2012_180612_2.jpg