Desta vez, a roda de conversa teve como assunto principal a “Aposentadoria e Previdência Complementar para ESUNICAMP e PREV-COM”, ministrada por Everaldo Pinheiro (diretor da Divisão de Administração de Pessoal – DAP / DGRH) e Antonio Luzia da Silva (Seção de Contagem de Tempo – DAP / DGRH). Além disso, contou com o auxílio da coordenadora do Programa de Educação Previdenciária, Edilene Araújo, que ministrou a palestra da semana passada junto com Thiago Mello, chefe de serviço da Gerência Campinas do INSS.
Como última edição do ano da iniciativa “Espaço Cidadão” – que procura oferecer palestras informativas gratuitas sobre direitos do cidadão -, a roda serviu como sequência e complemento ao que foi discutido na semana passada, que abordou a questão do direito previdenciário e da alteração na legislação das aposentadorias e pensões.
Palestra
No início, Everaldo fez uma introdução da questão que seria trabalhada logo em seguida por Antonio, explicando alguns pontos-chave para o público. “A grande intenção aqui é esclarecer os principais pontos sobre a aposentadoria para os estatutários [ESUNICAMP]”, pontuou Everaldo durante sua fala.
Em sua introdução, o diretor colocou que a DGRH serve como um intermédio entre o servidor e a instituição na qual trabalha. Por isso, considera que um dos deveres da DGRH é buscar formas de conscientizar os servidores, permitindo, assim, que a compreensão mais clara de sua situação.
Em seguida, Antonio Luzia apresentou as regras referentes à aposentadoria do estatutário, explorando os possíveis casos e tirando dúvidas pontuais do público, e também falou sobre a Previdência Complementar e sobre os serviços da SP-PREVCOM (Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo).