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“A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa”, disse Jean Piaget, biólogo que se dedicou a estudar o pensamento infantil. Seguindo a mesma linha de raciocínio, a DEdIC proporciona o aprendizado às crianças por meio de práticas lúdicas. A atividade que as professoras Carla de Oliveira e Valéria Damaceno, da CAS, desenvolveram com a “Turma da Praia” (Convivência III) foi mais uma iniciativa nesse sentido.

Trata-se de uma exposição com elementos que caracterizam a praia. O nome da turma – “Turma da Praia”- foi escolha das crianças, como explicou a professora Carla. “Como muitas haviam ido à praia nas férias, foi um tema que despertou a curiosidade”, disse ela. A partir dessa curiosidade, as professoras começaram a investigar as características da praia junto com as crianças.

Investigaram, por exemplo, o motivo da presença de areia, que se forma a partir do vento que desmancha as rochas. Assim, as crianças construíram montanhas de argila. Como não existe apenas uma cor de areia, os pequenos as pintaram. Outra questão a ser investigada foi o porquê de a água do mar ser salgada. Algumas famílias que foram à praia após o início do semestre trouxeram conchas e água do mar, pois ficaram empolgadas com a exposição. Tudo foi aproveitado para a realização da obra de arte, como contaram as professoras. Os animais marinhos foram feitos com massinha.

Dessa forma, situações e vivências de aprendizagem foram criadas. “Encaixamos na atividade os eixos curriculares do MEC para a educação infantil, trabalhando linguagens, movimentos, raciocínio lógico e arte”, afirmou a professora Carla.

A DEdIC respeita e estimula o processo de aprendizagem da criança, utilizando a brincadeira, a criatividade e a diversão para que ele se dê de forma saudável e prazerosa.

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