A CIPA Unicamp e o Programa de Integração e Desenvolvimento do Adolescente Trabalhador da Unicamp (DPD/DGRH) estão convidando os adolescentes trabalhadores para interagirem com o Labirinto da Vida na Campanha de Prevenção às DST/AIDS, que será montado pelo SOS Adolescente, coordenado pelo Serviço Social do HC no estacionamento do Hospital, dia 12/06/2006 – próxima segunda-feira.

Neste sentido, a DPD solicita que os Assistentes Técnicos liberem os adolescentes e incentivem a visita ao Labirinto.

O SOS Adolescente é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 1992 que tem por missão atuar no processo de educação e formação de adolescentes para que se tornem cidadãos mais participativos e incentivando o espírito crítico e o protagonismo juvenil para que assumam seu papel transformador na sociedade.

A Organização vem desenvolvendo ações educativas nas escolas, comunidades e grupos específicos de adolescentes, promovendo a sensibilização e conscientização para temas como sexualidade, cidadania e uso abusivo de drogas.

Desde 1994 tem realizado projetos na área de prevenção às DST/Aids com adolescentes em parceria com a Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (CN DST/Aids) do Ministério da Saúde.

Além dos adolescentes – público prioritário da Organização -, também fazem parte seus pais e familiares, bem como os jovens e os educadores que atuam com adolescentes em organizações da sociedade civil em outros espaços.

Nestes 13 anos de existência, o SOS Adolescente já realizou inúmeros projetos e ações educativas, especialmente nas áreas de saúde integral, sexualidade, cidadania, prevenção às DST/AIDS e drogas, atingindo cerca de 3000 adolescentes por ano.

LABIRINTO DA VIDA

Em 1996 o SOS Adolescente criou o Labirinto de Prevenção a AIDS, com apoio do Aidscap/Usaid, por meio do Fundo de Resposta Rápida e em 1997 criou o Labirinto de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, com o apoio do Confen (Conselho Federal de Entorpecentes) do Ministério da Justiça) e NAS (órgão da Embaixada Norte-Americana). Desde então, o Programa já realizou inúmeras montagens, tendo atingido milhares de adolescentes e jovens da população em geral não apenas em Campinas e região, mas também em outros municípios até mesmo fora do estado de São Paulo.

O Labirinto foi idealizado na busca por um recurso educativo dinâmico, atraente e interativo, voltado para o interesse dos jovens, instigando-lhes a curiosidade e promovendo reflexões. Trata-se de uma montagem realizada a partir de módulos formados por estrutura de metal tubular e painéis de lona colorida que, acoplados, compõem corredores em cujo interior são pendurados cartazes com estórias de alguns personagens.

O visitante entra no Labirinto e acompanha o desenrolar da estória que, a certa altura, apresenta uma situação problemática. Então, o visitante é convidado a tomar uma decisão. Dependendo de sua escolha, os personagens podem correr risco de contaminação com o vírus HIV – esses caminhos conduzem a becos sem saída.

No interior do Labirinto o visitante pode ensaiar outras saídas e encontrar as melhores alternativas, mas a vida não possibilita ensaios e certas decisões podem gerar conseqüências irreversíveis.

A proposta é que o visitante se sinta estimulado a refletir sobre seus comportamentos e a buscar informação e orientação que contribuirão para a mudança consciente de comportamento.

Além dos cartazes, também existem alguns recursos interativos, que estimulam a intervenção do visitante para, por exemplo, desvendar informações ocultas.

Após o percurso, mas ainda no interior do Labirinto, há um salão de informações, com cartazes educativos e adolescentes multiplicadores que dão orientações sobre prevenção, demonstram o uso correto do preservativo e esclarecem dúvidas dos visitantes.

Ao sair do Labirinto os visitantes que ainda têm perguntas e dúvidas mostram-se receptivos a receber orientação e conversar sobre o tema.

Para saber mais, entre em contato com Virgínia, Márcia, Tida ou Lucilene nos ramais 88015 ou 87347.