Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define a educação infantil como o “desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”, como lembrou a enfermeira Estellamares Moraes em palestra às famílias na FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), no dia 19/9.

O bate-papo entre a enfermeira e as mães era sobre a saúde na creche e faz parte do Projeto de Mães Transdisciplinar iniciado este ano. Também participaram a nutricionista Moori, a diretora da DEdIC Christianne Tourinho, a assistente social Margareth Rovariz e a coordenadora do CECI FOP Carla Torete.

A definição da LDB foi lembrada para justificar a preocupação com o desenvolvimento integral de cada criança. Sendo assim, a saúde não pode ficar de fora.

Estella deu dicas sobre como promover uma infância e uma vida saudável, conversando sobre aspectos como alimentação, doenças e vacinas, um assunto que frequentemente gera polêmicas.

A enfermeira lembrou que é na infância que o paladar é formado e educado. Isso dá aos pais a chance de introduzir hábitos saudáveis que podem ser mantidos para o resto da vida, evitando vários problemas na fase adulta. Oferecer aos pequenos uma alimentação equilibrada e o mais natural possível são dicas imprescindíveis, lembrou a palestrante.

Doenças comuns na infância, como a pneumounia, diarreia, catapora, conjuntivite entre outras, também foram detalhadas, bem como a melhor forma de lidar com elas. A enfermeira frizou a importância de que os pais fiquem com as crianças em casa, principalmente se a doença for contagiosa. Além do perigo de contágio a outras crianças, os pequenos ficam indispostos e frágeis para irem à creche.

Quando questionada sobre as polêmicas vacinas, a palestrante afirmou que são, sim, recomendadas, apesar de todas as críticas. “É um avanço importante na medicina”, disse.

Para finalizar, Estellamares lembrou que cada criança tem suas particularidades, o que requer um olhar particular sobre cada uma. Além disso, é importante o acompanhamento de um pediatra desde os primeiros anos de vida, pois ele também terá um olhar diferenciado para as especificidades das crianças.

Além do bate-papo com as mães, as crianças plantaram no jardim da creche plantas medicinais com a ajuda do jardineiro Sr. Sebastião. As mães levaram para casa uma lembrança do encontro que fez sucesso pela delicadeza e criatividade: um vaso confeccionado em forma de bicleta.

Esse foi mais um evento a demostrar a preocupação da DEdIC com o desenvolvimento integral da criança e com a importância de trocar dicas e ideias com as famílias, para que os pequenos tenham suas necessidades atendidas em todos os ambientes possíveis.

Ir para o topo