Conteúdo principal Menu principal Rodapé

 

Com a finalidade de diagnosticar as condições de saúde física da comunidade Unicamp, está sendo elaborada uma pesquisa de campo com os funcionários que atuam nos campi Campinas, Limeira, Piracicaba e Paulínia (CPQBA).

Utilizando a técnica de amostragem, os colaboradores serão aleatoriamente convidados a preencher o formulário eletrônico e os dados informados serão utilizados para representar a coletividade, mantendo-se a impessoalidade da informação.

Este processo está sendo orientado por uma docente da área de Estatística, e considera como “universo” todos os colaboradores ativos da Universidade, com vínculos Unicamp e Funcamp, da carreira Docente, PAEPE e demais, levando-se em conta as informações da base de dados de RH em 30 de abril deste ano.

A pesquisa surgiu da necessidade de um mapeamento das condições de saúde da população da Universidade com o intuito de aprimorar serviços e programas, bem como sugerir novas ações para a promoção da qualidade de vida da comunidade Unicamp.

Dentro da Área Estratégica “Qualidade de Vida” do Planes Unicamp (2004) e do Objetivo Estratégico “Integrar ações que proporcionem Qualidade de Vida no Trabalho” do Planes PRDU (2005), o Grupo de Trabalho criado em 2006 para cuidar desse assunto considera qualidade de vida no trabalho – QVT como “o conjunto de ações de uma instituição, composto por diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, que visam propiciar condições plenas de desenvolvimento humano” (Albuquerque e Limongi – França). Nesse sentido, vem trabalhando numa proposta de Política Institucional de QVT em suas diversas dimensões: saúde física e mental; sócio-cultural; meio-ambiente; aprendizagem e espiritualidade.

Neste momento, a pesquisa abordará questões relacionadas à saúde física, e sua participação é imprescindível para conhecermos a real situação da nossa comunidade e desenvolvermos ações que promovam a qualidade de vida das nossas pessoas.

O convite para a participação da pesquisa será feito em etapas, e os convidados receberão instruções de acesso ao formulário eletrônico.

Ir para o topo