O Programa UniversIDADE foi criado para proporcionar às pessoas da comunidade Unicamp e de Campinas, condições para a preparação do indivíduo em estágio pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria, considerando a importância de mantê-las ativas tanto física quanto mentalmente, proporcionando longevidade e qualidade de vida.

De participação gratuita, as atividades vinculam a educação acadêmica à popular e são dirigidas a pessoas com mais de 50 anos de idade.

O Programa possibilita que servidores e estudantes da Unicamp proponham temas para palestras e oficinas. Nesse sentido, os professores Débora Fabiani e Reinaldo Cavazani, que atuam no Prodecad / DEdIC, compartilharam com os alunos suas experiências sobre o brincar.

No dia 06 de abril, no Instituto de Geociências, aconteceu a palestra “O brincar na terceira idade”, que através do compartilhamento de experiências teve como objetivo conscientizar os participantes sobre a importância do brincar em todas as fases da vida, partindo da concepção de que essa é uma atividade sociocultural, ressignificada pelos indivíduos no decorrer histórico. Durante a palestra os participantes se divertiram com as memórias da infância e brincadeiras realizadas em grupo.

Além a palestra, na Faculdade de Educação Física foi realizada durante o mês a oficina “Resgatando brincadeiras tradicionais (jogos possíveis – intergeracional)”, onde foi promovida a troca de experiências entre os alunos do Programa UniversIDADE e as crianças do Prodecad no compartilhar de brincadeiras antigas e atuais.

Para a execução do projeto os professores Débora e Reinaldo contaram com o apoio do professor Fernando Stevaux (DEdIC), Prof. Ademir de Marco e das estagiárias Jéssica e Tainá (FEF).