Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Com o objetivo de ampliar o interesse das crianças pelas expressões artísticas, o PRODECAD oferece durante toda a semana diversas atividades culturais, conhecidas pelas crianças como oficinas.

Na tarde da quinta (20), a turma “O Mágico de Oz” da professora Ligiane foi até o CIS Guanabara, que mantém parceria com o PRODECAD, para participar de mais uma semana da oficina de artes plásticas com o artista Elvis da Silva. 

Apaixonado pelas infinitas possibilidades de cores existentes e fã das teorias de Israel Pedrosa, importante mestre que desenvolveu teses para defender a ciência das cores, o artista ministra as oficinas com o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças mostrando todo o processo produtivo de uma obra de arte, visando também estreitar a relação com as atividades culturais para que elas conheçam além do cinema, teatro e música. As oficinas acontecem todas as quintas-feiras e são direcionadas com brincadeiras, rodas de conversas e atividades práticas para que as crianças sintam-se a vontade para aprender e interagir.

Segundo as crianças, as oficinas têm sido importantes no aprendizado sobre as cores, composição a partir de misturas e distinção do significado de cada uma em diversos contextos.

O artista plástico Elvis da Silva é referência em todo o Brasil como pintor que eterniza nos quadros as imagens das relações étnicas raciais e a Cultura Afro-Brasileira e Africana, retratando a riqueza brasileira como o negro e o índio, aprimorado por todo um contexto de brasilidade que emociona a todos que valorizam a cultura brasileira. 

Para ele, a relação com as crianças o possibilita realizar o processo de volta, após o envelhecimento, de renovar a sua criatividade observando o mundo com os olhos atentos de uma criança.

 

Artista plástico Elvis da Silva

Roda de conversa para aprender a ciência das cores 

Crianças exercitando o conhecimento em sua própria obra de arte

“Indígena” – obra do artista plástico

Crianças comemoram mais uma oficina no CIS Guanabara

 

Ir para o topo