Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Programa Institucional de Apoio ao Servidor Estudante – Pro-SerEs foi criado em 1993 com o objetivo de atender a solicitações de servidores da Unicamp que tinham grande interesse em cursar o ensino superior e precisavam de apoio.

Questões como bolsas de estudo em Universidades particulares, possibilidade de estagiar e atuar na área de formação, subsídio para cópias, transporte, convênio com livrarias, flexibilidade de horário de trabalho e até mesmo o asfaltamento da estrada que liga a Unicamp ao campus I da PUC para facilitar o acesso eram reinvidicações da época.

“Falar que pedíamos a viabilização de empréstimo de calculadoras científicas e da utilização dos computadores do laboratório do Centro de Computação para fazermos os trabalhos acadêmicos fazia parte das reinvidicações pode parecer coisa de outro mundo, mas era a realidade de vinte anos atrás”, diz Cidinha Quina, coordenadora da comissão inicial de instalação do programa.

Recém chegada na Universidade e almejando cursar Psicologia, reuniu colegas que tinham o mesmo objetivo e saiu em busca de apoio do Serviço de Apoio ao Servidor – SAS (atual GGBS) na pessoa do coordenador Edison Lins, que viabilizou uma conversa do grupo com o então Chefe de Gabinete, Prof. José Tadeu Jorge.

Cidinha compartihou sua trajetória de vida pessoal e profissional em sua palestra “A conexão entre desenvolvimento educacional e desenvolvimento profissional” ministrada no evento que comemorou os 20 anos do Pro-SerEs, que também contou com a palestra “Um programa com a marca da Unicamp” ministrada pelo Magnífico Reitor, Prof. Tadeu.

O evento promovido pelo GGBS ressaltou a importância do programa no desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, bem como para o crescimento da Universidade, considerando que muitos servidores atendidos atuam hoje em funções gerenciais ou especializadas, devolvendo com conhecimento e trabalho o investimento feito pela Unicamp.

Hoje no cargo de Coordenadora da DGRH, Cidinha Quina relembrou a época das primeiras reuniões da comissão, os primeiros acordos e o lançamento do programa em 1993, e encerrou sua fala reforçando a necessidade de ampliar a abrangência do programa em sintonia com uma política de recursos humanos que incentive os funcionários a buscar constantemente a qualificação profissional.

Estiveram também presentes no evento comemorativo o Prof. Carlos Vogt, Reitor na época do lançamento do programa, a Profª Gláucia Pastore, Pró-Reitora da Pesquisa e o Prof. Joni, Pró-Reitor de Extensão.

Ao final, alunos do IA (Artes Cênicas) apresentaram a peça “Procêis” em alusão ao Pro-SerEs, relembrando de maneira divertida o movimento e os resultados do programa para os servidores e Universidade.

 

Lançamento do Pro-SerEs (1993)
Cidinha Quina, Prof. Tadeu. Prof. Vogt, Prof. Gilberto (PUCC), Edison Lins e Prof. Martins

Mesa de abertura
Cidinha Quina, Profª Gláucia, Prof. Tadeu, Prof. Vogt, Prof. Joni e Edison Lins

Cidinha Quina
Coordenadora DGRH

 

Prof. Tadeu
Reitor

Edson Lins
Coordenador GGBS

Público presente

 

Apresentação teatral

Apresentação teatral

Coffee-break

 

Leia também nota publicada no Portal Unicamp

Ir para o topo