A Organização Mundial da Saúde recomenda o ensino de medidas de primeiros socorros nas escolas, pois são práticas simples que podem ser realizadas por qualquer um , impedindo que a situação de uma vítima se agrave até a chegada dos serviços de emergência. A DEdIC já tomou a iniciativa: a docente da Faculdade de Enfermagem Ana Paula BoaVentura e a enfermeira Cleusa Vedovato têm trabalhado medidas de primeiros socorros com as crianças e, no dia 17/5, ministraram um curso aos pais e responsáveis.

O curso aconteceu em dois horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h, no anfiteatro do Gastrocentro. Os participantes tiveram contato com a teoria e, ao final, puderam praticar com bonecos.

Logo no início, Ana Paula frizou a importância das medidas de prevenção, apesar de, como ela disse, tais medidas não estarem presentes na cultura do nosso país. Falou sobre a importância de se estar sempre supervisionando as crianças, evitando que elas estejam em locais de acesso proibido, guardando medicamentos e produtos químicos em ambientes que elas não visitem com frequência, além da atenção ao uso adequado dos equipamentos de segurança. “É importante também falar sobre a questão da segurança com as crianças”, afirmou.

Em seguida, a docente relembrou a todos sobre como pedir ajuda, ligando para o 192 (Serviço Público de Remoção de Doentes), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 16000, se a emergência ocorrer dentro da Unicamp. Além disso, alertou sobre uma importante ferramenta da qual a Unicamp dispõe, um aplicativo de celular chamado “Botão do Pânico”, que pode ser acionado a qualquer momento para pedir socorro dentro da Universidade. O que muitos também esquecem, segundo Ana Paula, é de deixar salvos no celular os números das rodovias, principalmente os da D. Pedro, Zeferino Vaz e Anhanguera, para aqueles que frequentam a Unicamp.

Na parte teórica do curso, Ana Paula ensinou e demostrou como proceder em casos de engasgamento (por obstrução total ou parcial da traqueia), convulsão, desmaio, febre e ferimentos. Em todas as situações mencionadas, as crianças foram o foco, “para que possamos cuidar melhor delas”, justificou a docente.

As duas enfermeiras demonstraram também como socorrer uma vítima de parada cardiorespiratória, fazendo massagens cardíacas ou utilizando o método da ressucitação com desfibrilador automático. As palestrantes levaram um desfibrilador e os participantes puderam aprender como utilizá-lo, simulando uma situação de atendimento.

Ana Paula reforçou a importância de se ter esse tipo de treinamento no mínimo a cada dois anos, pois as práticas ensinadas podem ser esquecidas por aqueles que não trabalham na área da saúde. Afirmou também que existe uma falta de informação da população acerca das medidas de primeiros socorros, pois não é um aprendizado comum em cursos acadêmicos, sendo facilmente acessível só para aqueles que fazem cursos específicos. Daí a importância de trazer essas orientações para a escola.

Com essa iniciativa, a DEdIC reforça sua procupação com a saúde e o bem-estar da criança e com a importância do envolvimento das famílias. Além disso, também evidencia seu compromisso com a cidadania e a responsabilidade social.