Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O brinquedo é um objeto voltado para a atividade lúdica, é qualquer coisa que permita à criança brincar. Alguns também possibilitam o aprender e desempenham papel fundamental no desenvolvimento da criança. Atualmente, os brinquedos são produzidos e comercializados em massa pela indústria, de forma padronizada. Mas até o século XIX eram confeccionados em casa, artesanalmente.

Para o ecobrinquedista e arquiteto Renato M. Barboza, da Ecobrinquedoteca do Parque, que desenvolveu atividades com as crianças do PRODECAD nos dias 21, 24 e 25/10, os brinquedos artesanais possuem muitas vantagens frente aos que estamos acostumados a encontrar nas lojas. Uma delas é a possibilidade de recriar e repensar o brincar. Eles também permitem “tirar a visão de escassez que a sociedade criou”, complementa.

Renato explicou que, apesar de ser feito com sucata, o ecobrinquedo não é simplesmente algo associado à ecologia, a visão é muito mais ampla. É algo construído a partir do pressuposto de que todo material e espaço podem oferecer matéria-prima para o brincar. Trata-se de construir um brinquedo original, durável e encantador até mesmo para os adultos. Tanto é que os educadores do PRODECAD se envolveram nas brincadeiras.

Responsável por idealizar e confeccionar  brinquedos que possam depois serem reproduzidos, Renato também compartilhou que o projeto tem o objetivo de não limitar criatividade da criança. “Cada vez que ela for brincar, vai se apropriar de uma forma”. Segundo ele, os brinquedos comercializados pela indústria são facilmente esquecidos pelas crianças porque não possuem múltiplos significados e possibilidades. “Uma fantasia não precisa ser uma capa do Batman, ela pode ser qualquer coisa”, disse, mostrando uma capa amarela feita com um pedaço de tecido.

Também criticou o “brincar pedagógico” por acreditar ser baseado na razão e não na subjetividade de cada um. “A criança aprende, mas não preciso explicar para ela que ela está aprendendo”.

Renato acrescentou que “o brincar é coisa séria”, pois faz sentido para a criança. Para a DEdIC, tudo o que envolve os pequenos também é coisa muito séria. Apresentar a eles novas possibilidades de se divertir, aprender, criar e imaginar sem limites justifica iniciativas como a do projeto do PRODECAD com a Ecobrinquedoteca do Parque.

Ir para o topo