Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Dando sequência ao processo de atualização de sua identidade visual, após a criação do novo logotipo e material gráfico (papel timbrado, formulários, slides, cartões de visita,  pastas e outros itens), a DGRH lançou nesta sexta-feira (15) a nova versão de seu portal.

Mais dinâmica e interativa, a nova ferramenta desenvolvida pela Assessoria da Comunicação da DGRH utiliza e integra um conjunto de componentes que têm como objetivo melhorar a experiência de navegação do usuário em um ambiente amigável e responsivo, além de facilitar a localização das informações e promover a interatividade com os servidores da Universidade e também com a comunidade externa.

Nesse sentido, elementos e informações passam a se adaptar ao dispositivo usado pelo usuário, transformando a maneira como o site é acessado em comparação com a versão anterior.

Outra novidade é a página da Central de Atendimento, que reúne respostas para as dúvidas mais frequentes, tutoriais com orientações detalhadas e links para os principais serviços oferecidos. Esse novo espaço pode ser acessado a partir do topo e do rodapé de todas as páginas do portal.

O conteúdo foi reorganizado e reagrupado, a fim de facilitar ainda mais a navegabilidade e a localização das informações. Exemplo disso é a categorização dos produtos e serviços de acordo com o principal processo de trabalho envolvido (Ingresso, Rotinas Administrativas, Dados Cadastrais, Carreira e Desenvolvimento, Pagamento e Benefícios, Certidões e Declarações, Licenças e Afastamentos, Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Aposentadoria e Desligamento).

A busca (ícone lupa no topo) continua sendo uma importante ferramenta que agiliza a pesquisa e permite filtrar os resultados por Notícias, Documentos ou Produtos e Serviços.

Além disso, a apresentação dos ícones das principais redes sociais no topo das páginas favorece o compartilhamento do conteúdo publicado.

Para melhor contar a história, uma linha do tempo foi inserida e apresenta fotos e principais fatos ocorridos nos 36 anos de existência do Órgão, além de reunir fotos dos coordenadores de todas as gestões.

Design

Quanto ao layout, o projeto privilegiou a leveza, seguindo a proposta da identidade visual do Órgão. Isso se reflete na combinação das cores, na tipografia e na distribuição dos elementos, a fim de promover maior conforto na leitura e ao mesmo tempo destacar itens de maior importância.

As imagens das notícias ganharam destaque e a nova galeria oferece mais possibilidades na visualização das fotos, com recursos como “tela cheia” e apresentação de slides, o que torna a experiência visual mais estimulante.

Todas as imagens (fotos e ícones) do novo portal foram produzidas especialmente para esse projeto, o que contribuiu para a personalização do conteúdo divulgado.

Desenvolvimento

O projeto incluiu as principais tecnologias e técnicas presentes em sites de referência em criação e desenvolvimento. A preocupação em proporcionar ao usuário uma interface segura, estável e mais interativa possível promove o constante aperfeiçoamento na implementação de códigos próprios e integrados, sem esquecer das novas tecnologias que surgem a todo instante.

Acessos

O principal canal de comunicação da DGRH conta com uma média mensal de aproximadamente 55.000 acessos, sendo a maioria (77%) via navegador Chrome, seguido pelo Safari (7,5%), Firefox (6,5%) e Explorer (3%). O restante dos acessos é feito por meio de outros navegadores móveis. Esses dados foram levados em consideração para o desenvolvimento das funcionalidades e design do novo Portal DGRH.

O processo de comunicação institucional da DGRH está em contínuo desenvolvimento, e novas ferramentas e funcionalidades estão sendo constantemente implementadas.

Ir para o topo