Nos últimos 3 meses, o Portal DGRH passou por diversas mudanças significativas, com o objetivo de aprimorar a acessibilidade e usabilidade dos produtos oferecidos. Ainda prezando pelo dinamismo, as melhorias atendem às tendências web, que estão em constante mudança. As novas formas de acesso e apresentação do conteúdo de RH da Unicamp possuem o intuito de facilitar e melhorar a experiência de quem navega. Seja por onde for.
Confira (e compare) abaixo as principais mudanças implementadas:
Notícias
- Antes: Se o usuário quisesse ver todas as notícias publicadas, precisava navegar por páginas. Já as notícias em si contavam com uma galeria no final do texto, com imagens pequenas.
- Agora: No índice de Notícias, é possível navegar infinitamente (apenas “rolando” para baixo), sem precisar acessar novas páginas. Além disso, as notícias possuem uma galeria responsiva com imagens maiores e mais nítidas, o que oferece visualização mais rica em detalhes.
Concursos
- Antes: As informações referentes aos concursos eram acessíveis apenas a partir do ícone Concursos Públicos e Processos Seletivos na página inicial.
- Agora: A opção Concursos foi incluída no menu superior, contando também com uma nova ramificação. Isso permite acessar informações referentes aos concursos públicos, processos seletivos temporários e de estágio a partir de qualquer página do Portal.
Gestores das Unidades e Órgãos
- Antes: Os contatos dos Dirigentes, Assistentes Técnicos e Recursos Humanos ficavam organizados em tabelas (que não se adaptavam em dispositivos móveis) em três páginas separadas.
- Agora: As informações dos Gestores das Unidades e Órgãos foram integradas em uma única página, permitindo ao usuário filtrar de acordo com sua necessidade. Além disso, o novo layout em blocos é facilmente adaptável a diferentes resoluções de tela, otimizando o acesso por celulares ou tablets.
Contato
- Antes: O usuário acessava um formulário para contato com o atendeRH. As informações de contato das Divisões/Áreas da DGRH ficavam organizadas em uma tabela (que não se adaptava para dispositivos móveis).
- Agora: Reformulada, a página Contato traz, além do formulário para comunicação com o atendeRH, um mapa com a localização das Divisões/Áreas da DGRH e um novo layout para visualização das informações de contato, que estão disponíveis em blocos e são facilmente adaptáveis a dispositivos móveis. Além disso, o menu superior ganhou um submenu para acesso direto às informações da DGRH e dos Gestores das Unidades e Órgãos da Unicamp.
Lista conectaRH-l
Uma das maneiras de acompanhar as notícias publicadas no Portal DGRH é estar cadastrado na lista de emails conectaRH-l. Por isso, essa opção ganhou mais destaque.
- Antes: O único caminho possível era acessar a página Sistemas no menu superior para em seguida se cadastrar na lista.
- Agora: Basta clicar no ícone de arroba (@) ao lado das redes sociais, tanto no topo quanto no rodapé do Portal. Ao clicar, basta inserir seu endereço de email e clicar em “Enviar”.
Acessibilidade, usabilidade e mobile
Atualmente, diversos recursos permitem a acessibilidade inclusiva, possibilitando a adaptação do conteúdo para portadores de deficiência. Além da reformulação de diversas seções, o Portal agora pode “ser lido” por programas utilizados por deficientes visuais. Esses aplicativos possibilitam a navegação daqueles que não enxergam ou possuem visão limitada por meio da leitura (em áudio) de elementos visuais. Para que isso fosse possível, foram trabalhadas as descrições de todas as imagens.
Quanto ao design responsivo, embora o Portal já pudesse ser acessado por dispositivos móveis, todas as novidades destacadas foram pensadas, também, para o formato mobile. Tudo para que o usuário não tenha prejuízos em sua navegação, seja no computador, tablet ou celular.
Outras mudanças podem ser conferidas explorando-se os quatro cantos do Portal, que está em contínuo desenvolvimento pela Assessoria de Comunicação da DGRH. Novas ferramentas e recursos são constantemente implementados, sempre visando melhorar cada vez mais a comunicação da DGRH com os servidores da Unicamp e comunidade interessada no tema gestão de pessoas.