Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Nos dias 20 e 21/05, a Unicamp coordenou e sediou o 1º Simpósio Nacional de Saúde da População Negra e HIV/Aids, realizado no Centro de Convenções e Espaço Cultural Casa do Lago.

Os objetivos do evento foram a divulgação e o debate dos resultados das pesquisas sobre população negra e HIV/AIDS, a ampliação do debate junto aos serviços públicos de saúde e movimentos sociais, além da discussão sobre a proposta de criação da Rede Nacional de Pesquisa e Estudos em Saúde da População Negra.

O evento foi presidido pelo Prof. Dr. Francisco Aoki, chefe da Disciplina de Moléstias Infecciosas (FCM/Unicamp), e compuseram a mesa de abertura representantes da Reitoria, FCM, HC e NEPO da Unicamp, Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e do Programa Municipal DST/AIDS de Campinas.

As palestras e atividades desenvolvidas durante o Simpósio abordaram temas de ordem social, comportamental, epidemiológica e clínica, destacando aspectos como preconceito, gênero, acessibilidade à saúde e aos serviços de saúde, iniquidades, etnia, discriminação, movimento negro, organização da sociedade civil, adesão ao tratamento, percepções entre diferentes etnias e dimensões de vulnerabilidade.

A organização do evento também considerou essencial a participação dos “simposistas”, que enviaram resumos de trabalhos científicos e de experiências no trato da questão HIV/Aids, população negra e saúde.

Além de palestras e debates sobre o tema, foram promovidas atividades culturais no Espaço Cultural Casa do Lago, como exposições, apresentações artísticas e coquetel.

O coordenador do Fórum DST/Aids da Unicamp, Saulo Augusto Pereira Filho, destaca que com a realização bem-sucedida do evento a comissão organizadora já tem o aval do Ministério da Saúde para a Unicamp sediar a 2ª edição do Simpósio em 2011.

O 1º Simpósio Nacional de Saúde da População Negra e HIV/Aids foi coordenado pela Unicamp através do Núcleo de Estudos de População (NEPO), do Departamento de Clínica Médica (FCM), do Fórum DST/Aids (DGRH) e do Serviço Social do Hospital de Clínicas (HC).

Saiba mais sobre o 1º Simpósio Nacional de Saúde da População Negra e HIV/Aids:

www.fcm.unicamp.br/simposio/sspn
www.unicamp.br

simposio_dst_21052010_1.jpg
Mesa de Abertura

simposio_dst_21052010_2.jpg
Palestra “O SUS e a Política Nacional de
Saúde da População Negra”

simposio_dst_21052010_3.jpgPúblico presente no evento

Ir para o topo