Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Após nove oficinas e diversas reuniões para definir ações estratégicas, a manhã do dia 20/10 foi marcada pela apresentação dos primeiros resultados do Planes DGRH 2014.

A mesa de abertura do evento foi composta pela Profª Drª Teresa Dib Zambon Atvars – Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário (PRDU) e representante do Reitor, pelo Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner – Chefe de Gabinete, Maria Aparecida Quina de Souza – Coordenadora da DGRH, Ademilde Félix Gomes – Coordenadora Adjunta da DGRH, Everaldo Pinheiro – Diretor da DAP, Christianne Caldas Tourinho – Diretora da DEdIC, João Carlos Curti – representando a Divisão de Informática, Maria Isabel Melo De Paolis – Diretora da DPD, Satoshi Kitamura – Diretor da DSO e João Lourenço Batistuzzo Bertim – Diretor da DSTr.

Para a Profª Drª Teresa, a etapa de elaboração dos objetivos foi apenas a parte teórica do processo do Planes, pois a partir de agora se inicia a fase prática, a de maior desafio. “O Planejamento Estratégico representa um novo método de trabalho e com isso a DGRH mudará a cultura da rotina de trabalho na Unicamp”, conclui.

Cidinha Quina compartilhou a experiência do desenvolvimento das oficinas, enfatizando que o método utilizado promoveu espaços comuns e democráticos para a discussão do passado, presente e futuro da organização. Também apresentou o mapa estratégico com os objetivos estabelecidos e as ações que devem ser empregadas para que se concretizem.

Com tanto trabalho pela frente, é preciso boa saúde física para enfrentar os desafios. A saúde espiritual e mental também deve ser considerada, e por isso o pastor João Silvio Rocha e o padre Norberto Tortorelo Bonfim (capelania HC Unicamp) estiveram presentes e ministraram palavras de incentivo e valorização. “Trabalhar para os servidores com o objetivo de cuidar deles, reforça a preocupação de vocês em promover a dignidade da pessoa humana com respeito. Independente da crença, desejamos que vocês tenham saúde espiritual para continuar trabalhando pelo bem de todos nós”, ressaltou o pastor João Silvio.

“A apresentação de hoje coroou um trabalho que foi evoluindo e construído por 400 mãos. Estamos contemplando um projeto e é legal perceber que as pessoas estão engajadas em colaborar efetivamente para a realização dos objetivos estabelecidos”, reforçaram Bernadete Piazzon e Eneida Rached, orientadoras do método adotado no Planes DGRH.

Edson Galrão, psicólogo clínico e psicoterapeuta com vasto currículo e experiência internacional, prendeu a atenção de todos com a palestra “Gestão Emocional”, que reforçou a relação direta entre trabalho e prazer. As pessoas têm preferido permanecer em empresas que prezem pela valorização da pessoa, incentive boas relações interpessoais e promova qualidade de vida, considerando isso tão ou mais importante do que a própria remuneração.

“A angústia pode ser caracterizada pelo conflito entre aquilo que você gostaria de fazer e aquilo que efetivamente faz. É um desafio que aflige diversos aspectos da vida, não apenas o trabalho. Não há como negar que é difícil equilibrar a razão, dominada pelo cérebro, e a emoção, dominada pelo coração”, afirmou.

De acordo com a palestra, o prazer é o sentimento que define o destino, por ser a base motivadora de todas as ações. “Vocês estão assumindo o grande desafio de reestruturar uma cultura de trabalho, e para tanto é preciso que as pessoas tenham prazer em participar desse processo, pois sem isso dificilmente os objetivos serão alcançados”, concluiu.

O Planes DGRH 2014, que inovou ao convidar parceiros para as oficinas, inovou mais uma vez promovendo uma atividade interativa com o público presente, que pode responder questões através do próprio celular e observar as respostas em tempo real no telão, dando a todos a oportunidade de dinamicamente se manifestar e conhecer a opinião dos demais.

“O planejamento estratégico se faz com parcerias, formando unidade na diversidade. Esperamos que todos se comprometam com o sucesso desses objetivos, pois as diferentes experiências e talentos devem se completar para criar ótimos resultados”, enfatizou Ademilde.

“O saldo do trabalho realizado foi mais do que positivo. É importante que as pessoas tenham consciência do valor dos objetivos construídos. A partir daí fica fácil desenvolver as ações”, concluiu Cidinha Quina.

A maioria dos servidores presentes aceitou o desafio proposto pela DGRH de apoiar a campanha Outubro Rosa e vestiu roupas com a cor rosa, reforçando a importância do exame de prevenção ao câncer de mama.

Veja também outras notícias relacionadas ao Planes DGRH 2014-2017:

Mesa de abertura
João Bertim falou em nome dos Diretores
Atividade interativa
Cidinha Quina
Apresentação dos primeiros resultados
Atividade de relaxamento
Padre Norberto e Pastor João Silvio
Coffee Break
Integração dos participantes
Palestrante Edson Galrão
Servidores DGRH e parceiros
Resultado da atividade interativa
Ir para o topo