O dia 22/5 foi marcado por dois encontros para a elaboração do Planes – Planejamento Estratégico DGRH 2014-2017. Durante a manhã a oficina dirigida ao público externo contou com 100 parceiros e usuários da DGRH que representaram as Unidades e Órgãos da Universidade expondo opiniões sobre o cenário atual.

O evento teve mesa de abertura composta por Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner – Chefe de Gabinete – representando o reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge, Profª Drª Teresa Dib Zambon Atvars (PRDU), Profª Drª Gláucia Maria Pastore (PRP), Maria Aparecida Quina de Souza (DGRH) e Ademilde Félix Gomes (DGRH). As autoridades agradeceram a disponibilidade dos clientes em participar da construção do futuro da DGRH. “A troca de experiências entre as Unidades/Órgãos e a DGRH é essencial para que os serviços tenham melhorias que atendam às necessidades de toda a Universidade”, declarou o Chefe de Gabinete. A Profª Drª Teresa Atvars, enfatizando a importância do Planes, compartilhou o desejo do Prof. Tadeu de aplicá-lo em todos os órgãos administrativos da Unicamp. Nesse sentido, o Planes DGRH está sendo acompanhado pelo Prof. Eliezer Arantes da Costa, consultor externo vinculado à PRDU que trabalhará no Planejamento Estratégico dos Órgãos da Administração Central da Unicamp, com o objetivo de replicar o modelo para os demais.

Após a fala das autoridades, a orientadora do método utilizado no Planes, Maria Bernadete de Barros Piazzon, propôs as atividades em grupo. A primeira tarefa foi refletir individualmente sobre o cenário atual da DGRH, o que resultou na construção da “Teia de Tendências”. Com a “Teia” pronta, todos julgaram as tendências registradas, identificando as positivas e as negativas.

Com grandes expectativas, o coordenador da Diretoria Geral da Administração (DGA), Marcos Zanatta, acredita que ouvir os clientes é um dos pontos fundamentais na elaboração de um planejamento estratégico, uma vez que deve ser voltado, principalmente, para eles.

A segunda parte da manhã consistiu nas análises dos grupos sobre as tendências nos âmbitos interno e externo que não são controladas pela DGRH, mas que influenciam nos serviços prestados. Cada grupo foi responsável por analisar uma variável diferente, como pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades.

Para o diretor de RH no HC, Milton Guilhen, sua participação é importante porque todas as decisões que resultarem dessa ação proporcionarão benefícios que refletirão no desenvolvimento dos servidores, inclusive do Hospital que é uma área grande e possui muitas necessidades.

“As melhorias são importantes porque as necessidades da Universidade mudarão, as ferramentas tecnológicas e os processos de trabalho também sofrerão mudanças. No caso de uma Universidade plural como a Unicamp, é importante ouvir as pessoas para promover essas mudanças. Unir as diferentes visões é importante para que a haja crescimento através do desenvolvimento dos recursos humanos, uma vez que a Unicamp é feita por pessoas”, afirma Mauricio Calixto de Andrade, diretor da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU).

No período da tarde nova oficina de análise das tendências foi realizada com participação de 98 servidores de todas as áreas da DGRH, que se mostraram animados e bastante motivados com a possibilidade de fazerem parte da construção coletiva do planejamento das estratégias para os próximos anos.

As próximas atividades para o público externo estão agendadas para o dia 04/6 (quarta), das 8h30 às 12h, e terão como tema “Futuro da DGRH: Sonhos”, também na Casa do Lago.

Veja mais fotos da oficina do dia 22/5 no canal da DGRH no Portal Cameraweb (site descontinuado).