Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Planejamento Estratégico é uma ferramenta do macro plano da gestão que leva a organização a arquitetar e a se posicionar estrategicamente para alcançar o futuro desejado.

Durante os meses de maio e junho os servidores da DGRH e seus clientes, participaram da elaboração do Planes DGRH, com o objetivo de estabelecer metas e ações para a gestão do Órgão entre os anos de 2014 e 2017.

Especificamente, o método utilizado no Planes da DGRH foi criado em 2009 por Eneida Rached Campos e Maria Bernadete de Barros Piazzon, que na época atuavam como assessoras de Gestão da Qualidade do HC Unicamp e representaram o HC no Planejamento Estratégico da Universidade.

O método tem como referenciais teóricos a Future Search e o Balanced Score Card, permitindo que se promovam espaços comuns e democráticos, com oficinas em que os participantes compartilham opiniões sobre serviços, processos de trabalho e plano de gestão da Unidade/Órgão em que está sendo aplicado. Assim, de forma colaborativa, os temas tratados ganham significado e o planejamento estratégico é construído.

As oficinas são organizadas considerando três períodos da instituição: passado, presente e futuro. Debruçados sobre cada um dos períodos, os participantes têm a oportunidade de expressar com clareza e objetividade suas percepções, informações e expectativas de maneira espontânea, democrática e objetiva.

O Planes DGRH 2014 foi uma experiência inédita, pois foi a primeira vez que o método teve a participação de parceiros externos, no caso, clientes e fornecedores da DGRH, o que totalizou aproximadamente 200 pessoas participando das oficinas. As visões externas e internas foram abordadas por aspectos diferentes que se complementaram na construção do futuro.

Na análise do passado foi realizada uma retrospectiva com o objetivo de reconhecer do que os servidores se orgulham e do que gostariam de ter feito diferente. Em seguida foi analisado o presente através do desenho de uma grande teia de tendências com as percepções de todos os participantes, identificando pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades. As atividades relacionadas ao futuro se caracterizaram pela descrição dos sonhos e realizações institucionais que os servidores e clientes desejam ver concretizadas nos próximos anos.

Durante o desenvolvimento do Planes DGRH foram discutidos aspectos como missão, visão, valores, a relação com os clientes, definição de objetivos estratégicos e de ações para concretizá-los. O Prof. Eliezer Arantes da Costa, consultor externo vinculado à PRDU para trabalhar no Planejamento Estratégico dos Órgãos da Administração Central da Unicamp, participou das oficinas contribuindo de forma importante no desenvolvimento dos trabalhos.

As informações produzidas nas nove oficinas (sete com servidores da DGRH e duas com clientes e parceiros) serão consolidadas para possibilitar o desenvolvimento dos projetos e assim permitir que as metas estabelecidas sejam alcançadas.

A DGRH foi a sétima Unidade/Órgão da Unicamp em que o método foi aplicado. Dentre as Unidades que já elaboraram seu Planejamento Estratégico com orientação de Maria Bernadete e Eneida Campos está o Departamento de Pediatria da FCM, Departamento de Tocoginecologia da FCM, CECOM (por duas vezes), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Limeira, Programa Viva Mais e entre outros.

Veja mais fotos e vídeos das oficinas no canal da DGRH no Portal Cameraweb e acesse abaixo outras notícias relacionadas.

Eneida e Bernadete, orientadoras metodológicas do Planes DGRH

Cirlene Venturini, Bernadete Piazzon, Eliezer Arantes, Cidinha Quina e Eneida Rached

Abertura do Planes no dia 15/5

Oficina de 22/5 com clientes

Oficina de 29/5 com servidores

Oficina de 04/6 com clientes

Oficina de 09/6 com servidores

Oficina de 11/6 com servidores

Oficina de 16/6 com servidores

Veja também outras notícias relacionadas ao Planes DGRH 2014-2017:

Ir para o topo