Conteúdo principal Menu principal Rodapé

“O contato com as plantas auxilia na compreensão da vida e desenvolve a habilidade de cuidar e respeitar a natureza, a si mesmo e aos outros”, explica a psicóloga Adriana Sales. A DEdIC acredita que esse contato e o cuidado com a natureza devem ser desenvolvidos desde a infância. Por isso, são realizados projetos de plantio e revitalização do espaço como o que está sendo feito pela Turma da Pirueta, das professoras Valquiria e Vanilda.

Com auxílio do jardineiro, o sr. Sebastião, as crianças cuidam do “Jardim das Borboletas”, projeto iniciado em 2015, com plantas que atraem as borboletas. De acordo com as professoras, o objetivo é ampliar o belo jardim já construído. Também estão sendo plantadas hortaliças para estimular a alimentação saudável. Há também o cultivo de plantas medicinais próximo à pitangueira do parque.

As famílias também estão envolvidas no projeto. Pais e responsáveis foram convidados para participar dessa atividade com as crianças, contribuindo com sugestões para o trabalho com a turma. Reforça-se, assim, a valorização da participação das famílias, integradas com a escola.

Durante a realização do projetos, as crianças têm oportunidade de socializar em roda, retomando atividades concluídas no ano anterior, como as músicas aprendidas, leituras realizadas e produção do livro da turma. Tudo isso é trazido à memória por meio de vídeos e fotos, fazendo com que todos possam contemplar as respostas obtidas, apreciando, por exemplo, o desenvolvimento do maracujazeiro que “belamente se desenvolve no parque”, como escreveram as educadoras no projeto anual.

Espera-se que, ao longo do ano, o parque fique cada vez mais bonito e possa atrair as mais variadas espécies de pássaros e borboletas, proporcionando o contato das crianças com a natureza e desenvolvendo o apreço e cuidado com o meio ambiente, o respeito mútuo e a preocupação com a organização e revitalização do espaço.

Ir para o topo