Cada vez mais os pesquisadores da educação acreditam na interdisciplinaridade como forma de adquirir conhecimento. A integração entre diversas disciplinas e as experiências para além da sala de aula fazem com que o aprendizado não se torne algo fragmentário. É o que afirmam autores como Paulo Freire. A partir dessa perspectiva, as professoras Valquiria e Vanilda buscam aproveitar o espaço da Universidade para proporcionar experiências interdisciplinares à Turma da Pirueta.

No dia 23/8, as crianças visitaram o Museu de Zoologia, no Instituto de Biologia da Unicamp. Conduzidos por biólogos, os pequenos exploraram as diferentes salas do museu. Em uma delas, que continha várias espécies de animais. O tigre, a lagosta e a cobra que nadava no aquário form os que mais chamaram atenção dos pequenos.

Já na casa das formigas, as crianças puderam ver uma infinidade de formigas num formigueiro protegido por vidro. A bióloga que os acompanhava ensinou que os pequenos insetos não se alimentam de folhas, como muitos pensam, mas as carregam para alimentar os fungos que vivem no formigueiro. Estes, sim, são seu verdadeiro alimento.

Logo que entraram na sala cheia de aquários, os pequenos apontaram para o Peixe Palhaço e o Cirurgião-patella, espécies do Nemo e da Dory, dos filmes “Procurando Nemo” e “Procurando Dory”.

Outro ambiente imitava o interior de uma casa. Pelos cômodos se encontravam pequenas esculturas de baratas, aranhas, ratos, lagartixas, cachorros, pássaros e gatos. Os biólogos discutiram com as crianças quais daquelas espécies eram boas de se ter em casa e por quê.

Ao fim da visita, a turma foi presenteada com adesivos que representavam cada um dos espaços do museu, como uma lembrança do passeio e do conhecimento adquirido.

Estar dentro de uma Universidade permite que as crianças entrem em contato com as diversas áreas do conhecimento. Essa foi mais uma demonstração de como a DEdIC se preocupa em explorar essa possibilidade.