A Unicamp, através do Programa Viva Mais, promoveu ontem (25) o Dia de Alerta sobre o Uso Excessivo de Álcool. A programação contou com a distribuição de folhetos nos Institutos, Faculdades, Colégios e Restaurantes Universitários, divulgando as últimas informações sobre as conseqüências do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e distribuindo um questionário para a auto-avaliação sobre a condição das pessoas a respeito desse assunto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool é a droga de maior alcance no mundo e é utilizada por cerca de dois milhões de pessoas, sendo responsável por 3,2% das mortes por cirrose, câncer hepático, acidentes, quedas, intoxicação e homicídios.

O álcool responde ainda por 60% dos acidentes de trânsito e 70% dos laudos cadavéricos de mortes violentas, de acordo com o Levantamento Nacional sobre o Padrão de Consumo de Álcool.

O dia de alerta busca uma reflexão aos graves problemas para a saúde e transtornos sociais decorrentes do uso abusivo de bebidas alcoólicas. Com essa ação, o Programa pretende conscientizar os alunos, docentes e funcionários a beberem com responsabilidade.

Para avaliar seu padrão de consumo de álcool, faça o teste no site do Programa Viva Mais.