EVENTO REÚNE EDUCADORES DE CAMPINAS E REGIÃO

“Brincando” foi o tema central da 9ª Jornada de Educadores da Unicamp, realizada nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Vários profissionais das áreas de educação, educação física, psicologia, recursos humanos, artes plásticas, saúde, entre outros, reuniram-se para compartilhar experiências, conhecer novos trabalhos e oferecer um espaço para reflexão.

O evento contou com cerca de 550 pessoas, de 15 municípios da região de Campinas e teve várias palestras, debates, dinâmicas e mesas-redondas sobre o tema “Brincando e Interagindo no Cotidiano da Educação”.

Na abertura a Presidente da Comissão Organizadora, Euryanthe Rossana Heinrich destacou que a Jornada de Educadores desencadeou novos desafios – “ela agora é apenas uma parte de um Projeto maior que é o Calendário Integrado de Atividades de Formação em Serviço do Educador da UNICAMP”. Para Eury a Jornada “é um momento em que o educador estará discutindo o seu papel, buscando o nosso espaço, descobrindo, construindo e interagindo… Vamos parar para pensar no nosso brincar… no nosso cotidiano”, concluiu.

OS DESAFIOS

Criar uma política de educação, investir nos Programas Educativos e formar profissionais estreitando as relações com os pais

O Prof. Luiz Carlos de Freitas, Coordenador da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) enfatizou, na abertura da 9a Jornada, a criação de uma política de educação, abordou a questão dos investimentos que estão sendo realizados na estrutura dos Programas Educativos e alertou para a questão da formação dos profissionais de educação.

Segundo o Prof. Luiz Carlos, é fundamental para o desenvolvimento da criança o lado das atitudes, os valores, a formação dela como ser humano. “A educação é muito mais que aprender português e matemática – é preciso criar uma política educativa, curricular para além das exigências do conhecimento”, disse.

Com relação à formação dos profissionais disse que “é preciso colocar no centro das atenções a questão da formação dos profissionais de educação – é capacitando o professor que o filho do funcionário terá benefícios. Portanto, o servidor tem que colaborar cuidando de seu filho pelo menos nos dias em que a creche pára e os professores se encontram para se qualificar”.

Disse ainda que o Colegiado deve examinar a questão da relação dos profissionais com os pais. “Todos os projetos, ações, inovações, etc, deparam com esse problema que também existe na Universidade”.

Para o Coordenador da DGRH estes são os desafios, em curso, para os Programas e seus profissionais devem estar atentos para avançar na questão da educação na UNICAMP.

UNIVERSIDADE – TOMAR CONSCIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E SE APROXIMAR DA SOCIEDADE

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Prof. Luís Carlos Guedes Pinto, alertou que é preciso tomar consciência do que é a educação. Afirmou que iniciativas como a Jornada aproximam a Universidade da sociedade.

Para o Prof. Guedes, iniciativas como a Jornada de Educadores são fundamentais para a aproximação e integração com a sociedade. “Que a Universidade de fato desempenhe o seu papel e é isto que a sociedade espera dela”.

Em relação à educação, falou que a UNICAMP é lugar da criação do saber e da divulgação deste saber. Enfatizou que é preciso investir amplamente em educação, já que os País investe pouco nessa área.

noticias155_foto3.jpg

noticias155_foto2.jpg