A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT aconteceu nos dias 11 a 14/07 e teve palestras voltadas para a segurança, saúde e prevenção de acidentes do servidor na UNICAMP.

Na abertura, o Prof. Luiz Carlos de Freitas, que representou o Reitor, alertou para a situação preocupante da segurança na comunidade universitária, como por exemplo, o não comprometimento com a segurança e consequentemente com a prevenção dos acidentes a que os servidores estão sujeitos no trabalho.

Falou sobre a agressividade das doenças ocupacionais, como a Lesão por Esforço Repetitivo – LER, que ocorrem ao longo do tempo sem serem percebidas pelo servidor, por se tratarem de lesões “invisíveis”.

O Coordenador destacou que “a CIPA é uma organização importante para a segurança do trabalhador”, enfatizando que “é nesse órgão onde as denúncias de falta de segurança devem ser feitas”.

O Prof. Luiz Carlos pediu a colaboração da CIPA, do STU, das Unidades e Órgãos e dos servidores, presentes no evento, para uma atuação conjunta seja para a prevenção, orientação e fiscalização, em relação à segurança e à saúde do servidor na Universidade.