As comemorações de final de ano chegaram cedo ao PRODECAD. As crianças passaram  manhãs de muita diversão na piscina da Faculdade de Educação Física (FEF), concretizando uma das ações previstas no Planes DEdIC com base em suas próprias sugestões. As turmas dos períodos da manhã, tarde e intermediário se dividiram entre os dias 28 e 30/11 e 1 a 6/12 para ir até a FEF.

“A atividade aquática foi sugerida pelas próprias crianças no início do ano”, contou Débora, professora de Educação Física da DEdIC. Na opinião da educadora, o mais enriquecedor da experiência foi realizar algo com base na escuta das crianças. “Foi um sonho delas que se tornou realidade”, disse.

Débora também acredita que, para os pequenos, piscina e diversão normalmente andam juntos, mas essa aliança se torna ainda mais evidente no contexto escolar. “Ir para a piscina com a escola tem outra conotação”, comentou. Além disso, ressaltou os benefícios físicos e psicológicos da atividade. Claro que, para que isso fosse possível, algumas regras fizeram-se necessárias. De acordo com Débora, a primeira delas, indispensável, é se divertir, brincar muito.

Além da FEF, as atividades incluíram a parceria com o PET (Programa Educacional Tutorial). Sob a coordenação do professor Ademir Demarco, o programa é desenvolvido por estudantes de diversos cursos, como Educação Física, Pedagogia, Artes Cênicas, Medicina, Ciências Biológicas e Ciência da Computação, que desenvolvem ações em benefício da comunidade, visando a formação interdisciplinar dos estudantes. Maria Beatriz, que estuda Medicina e integra o PET, acredita que um dos maiores benefícios da atividade promovida pelo PRODECAD é proporcionar às crianças vivências além da sala de aula, ampliando seus horizontes.

A professora do PRODECAD Simone Bossi também se sentiu realizada ao ver a alegria dos pequenos. “Estavam muito ansiosos, alguns nem dormiram, contando os dias para o mergulho”, disse.

Ana Beatriz, que se divertia com os colegas na piscina, resumiu por todos eles como foi a experiência: “Foi muito legal, podia ter mais. Um mês sim e outro não”.

Escutar e realizar sonhos faz parte dos propósitos da DEdIC, onde os profissionais buscam proporcionar às crianças experiências e momentos inesquecíveis.