Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Companheiros de trabalho já há vinte anos, o jardineiro Sr Sebastião e o professor Sandro Tonso (PREAC) organizaram no dia 23/6 uma oficina sobre meio ambiente para crianças do CECI Berçário.

Sebastião aplica na prática as teorias que Tonso ensina a seus alunos do curso sobre sustentabilidade oferecido pelo GGUS a servidores da Unicamp, que também estiveram presentes na oficina.

Com o objetivo de proporcionar o contato dos bebês com as plantas, ensinando o respeito pela natureza, a oficina permitiu que juntos, adultos e crianças plantassem mudas de plantas de cheiro, como manjericão e alecrim.

“Gosto de trabalhar com o ser humano de qualquer idade, mas as crianças menores de seis anos me encantam. Esse contato com a natureza é para que conheçam e aprendam a respeitar o meio ambiente. Tenho fé nas pessoas e só de ver esse grupo que hoje está aqui me emociono”, revelou Sr Sebastião, que ainda explicou aos participantes como o solo deve ser adubado, como as plantas devem ser cuidadas para evitar brocas, formigas. Ele também compartilhou as mudanças que ocorrem no planeta relacionadas à alteração da rotina das formigas e a redução do número de abelhas. “Isso é preocupante, pois mostra que estamos passando por um processo que ainda não podemos prever o final. A formiga sente mudanças climáticas que nós humanos precisamos de muita tecnologia para perceber”, afirmou o jardineiro.

Para o futuro, Sr Sebastião revelou que está sendo formado um jardim sensorial para as crianças no CECI Berçário. O espaço possuirá plantas de cheiro para aguçar o olfato dos bebês e flores para chamar a atenção visual com cores e formatos diferenciados. Além de usufruir essas experiências lúdicas e sensoriais, as crianças terão a oportunidade de ajudar no cultivo.

Ao crianças demonstraram gostar muito dessa experiência.

 

 

Ir para o topo