Após o treinamento de “Gestão por Processos”, oferecido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) e ministrado por consultores da EloGroup, houve a etapa final do curso: selecionar um grupo de servidores para implementar um projeto piloto na DGRH. Esse projeto consiste na identificação das oportunidades de melhorias no processo de ingresso de servidores da carreira PAEPE. No momento, o grupo trabalha no desenvolvimento de melhorias efetivas, em conjunto com a Divisão de Planejamento e Desenvolvimento (DPD). Mas o projeto promoveu diversas atividades e contou com o envolvimento de diversos parceiros.
Visão de Futuro
Logo após a conclusão da parte teórica do curso de gestão, o grupo de trabalho organizou uma reunião com os RHs das Unidades, no auditório da DGA, para revisar o processo como um todo. A intenção era que os servidores apontassem inconsistências que, em sua opinião, deveriam ser resolvidas. Dessa reunião, surgiram três pontos (também chamados de ganhos): adequação do perfil das vagas, tempo de duração do concurso e “lisura” do processo (quando tudo ocorre de acordo com o previsto).
Com esses ganhos em mãos, o grupo decidiu investigar cada um dos pontos levantados para observar, por meio de diversos indicadores, as razões pelas quais foram considerados insatisfatórios. Essa parte do projeto ocupou todo o mês de novembro do ano passado. Em dezembro, foi hora de dar um novo passo: definir melhorias para o processo com base nos três pontos principais, levantados na reunião na DGA. Após apresentar para os servidores da DPD e realizar alguns ajustes, o grupo chegou a uma lista de 20 melhorias para serem desenvolvidas.
Trabalho em progresso
Já em janeiro deste ano, o grupo chegou a realizar a oficina “Jornada do Usuário”, em que se reuniu novamente com servidores dos RHs para validar as 20 melhorias definidas. Com isso resolvido, o grupo atualmente trabalha na fase “desenvolvimento e implantação de soluções”, sempre contando com o apoio dos RHs e da DPD.
Segundo os membros do grupo, os próximos passos consistem em testar e avaliar os protótipos das melhorias para que, em seguida, cheguem à implantação efetiva do projeto piloto. Como o projeto envolve a ação conjunta de muitas áreas tanto da DGRH quanto além do Órgão, o consultor da EloGroup Pedro Lemos, que coordena as ações do grupo, diz que ainda é cedo para se traçar uma previsão de conclusão.
Para saber mais:
- Processo começa a ser revisado (Portal DGRH)
- PRDU oferece cursos de gestão a órgãos (Portal da Unicamp)
- A EloGroup