No dia 02/05/2011, 260 colaboradores que encerraram suas atividades na Universidade no ano de 2010 foram homenageados na 10ª edição do Programa de Valorização Institucional dos Aposentados da Unicamp – Velhos Amigos, organizado pela Divisão de Planejamento e Desenvolvimento (DPD/DGRH) no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/Unicamp).

Os convidados foram recebidos com uma apresentação audiovisual, mostrando imagens que interagiam com o poema “Desejo”, do escritor Carlos Drummond de Andrade.

A mesa foi composta pelo Magnífico Reitor, Prof. Dr. Fernando Ferreira Costa, pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Prof. Dr. Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva e pela Coordenadora Adjunta da DGRH, Suzerley Moreno Ribeiro.

Suzerley abriu a cerimônia agradecendo o trabalho e dedicação dos homenageados durante os anos de contribuição na Universidade. Em citação atribuída ao escritor francês Marcel Proust, lembrou que “a verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ver com novos olhos”.

Prof. Dr. Paulo ressaltou a importância do reconhecimento da Universidade aos colaboradores aposentados, lembrando de colegas do início de sua carreira na Universidade, quando a Faculdade de Ciências Médicas funcionava no Hospital Santa Casa de Campinas.

Em seu discurso, o Reitor lembrou que a cerimônia é uma tentativa de homenagear e reconhecer o esforço daqueles que fizeram parte da construção da história da Universidade, destacando o trabalho de docentes que, mesmo aposentados, continuam a prestar um importante serviço à Instituição com o trabalho de colaboração.

A homenagem prosseguiu com a apresentação musical do grupo Serenata Brasileira, de Campinas, que resgatou antigas canções das décadas de 20 e 30 como “Carinhoso” de Pixinguinha, “Ô Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga, dentre outros clássicos.

Todos os homenageados foram contemplados com placas de honra ao mérito, entregues pelas autoridades que compuseram a mesa e também por Maricélia Rigonatto do Carmo (Diretora da DPD/DGRH) e José Miguel Lopretti (Diretor de Desenvolvimento da DPD/DGRH).

Ao término da cerimônia, os homenageados participaram de um coquetel de confraternização.

Veja mais fotos e saiba mais sobre o evento:

Portal Unicamp

Site do Programa Velhos Amigos

velhosamigos_02052011_01.jpg

Mesa de Abertura

velhosamigos_02052011_02.jpg

Apresentação do grupo Serenata Brasileira

velhosamigos_02052011_03.jpg

Prof. Dr. Fernando entrega a primeira
placa ao Prof. Carlos Roberto Fernandes

velhosamigos_02052011_04.jpg
Prof. Dr. Paulo lendo a placa entregue