Na última sexta-feira (18), no Auditório da Diretoria Geral de Administração (DGA), foi realizado o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Coordenado pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), com apoio do Setor de Recursos Humanos do CAISM, Relações Públicas do HC e Equipe de Comunicação da DGRH, o evento exaltou as mulheres em suas diversas fases e garantiu a presença de muitos profissionais da Universidade que puderam participar de palestras, concorrer a bolsas de estudos, além de receber brindes.

A comemoração contou com a presença do Reitor Prof. Dr. Fernando Ferreira Costa, do Coordenador do GGBS Edison Cardoso Lins, do palestrante convidado e Ex-Reitor da Universidade Dr. José Martins Filho, da Coordenadora Adjunta da DGRH Suzerley Moreno Ribeiro e da Diretora da Divisão de Enfermagem do CAISM Celi Aparecida Tiago Maia.

Antes de dar início ao evento, o Reitor relembrou experiências onde mulheres desempenharam papel fundamental e ressaltou a dedicação delas à família e ao trabalho.

Suzerley retratou em números a participação das mulheres na Unicamp. “Na Universidade, somos maioria! Representamos 55,7% do quadro de colaboradores e contribuímos significativamente para o desenvolvimento em todas as áreas. Temos predominância feminina em todas as carreiras, com exceção de Docentes: são 61% de mulheres na PAEPE, 69% na de Pesquisador e 55% na Extra-Quadro. Temos a certeza de que o grande progresso que observamos na Unicamp se deve, em grande parte, à doação e persistência das profissionais que atuam nessas áreas”, ressaltou.

O evento seguiu com a palestra “A dificuldade de educar no século 21 – A Criança Terceirizada” ministrada pelo Prof. Dr. José Martins Filho, que comentou a correria do dia a dia das famílias e a relação entre mães e filhos. Segundo ele, a mãe de hoje carrega consigo a dor da modernidade e da necessidade. “Trabalhando em ritmo alucinante, a maioria das mães não tem tempo para os filhos, que são colocados precocemente sob os cuidados de terceiros. Isto gera uma pressão emocional muito grande na mulher e a criança também sofre”.

Logo após uma pequena pausa, onde foi oferecido um coquetel, o Consultor de Desenvolvimento Humano Edson de Paula apresentou a palestra “A mulher é um show”, conduzindo uma conversa repleta de dinâmicas, reflexões e significados. “A mulher é igual a uma rosa: linda, maravilhosa e poderosa”, destacou.

Além das palestras, foram sorteadas bolsas de estudo da Escola Kumon e distribuídas lembranças do Dia Internacional da Mulher para todas as participantes do evento.

dia_mulher_18032011_01.jpg
Mesa de Abertura