Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Procrastinação é o ato de adiar alguma tarefa ou atividade e um dos complicadores da gestão de tempo.

Muitas pessoas se tornam prisioneiras do amanhã, vivendo na expectativa de um futuro que existe apenas nos pensamentos e esperanças, deixando as atividades do dia-a-dia para depois, pensando: amanhã eu faço, ainda não estou pronto, ainda não está no momento.

Muitos esquecem que o futuro começa no passado e que hoje é o momento mais importante entre esses dois pontos no tempo, pois sem passado não há presente e geralmente são as ações do presente e do passado que geram o futuro.

O primeiro passo para vencer a imobilidade temporal ou procrastinação seria justamente a clara noção de que os eventos estão todos interligados e que somente com atividade, dedicação, disciplina e objetividade é que os resultados se apresentarão de maneira efetiva.

Veja abaixo algumas dicas para auxiliar a identificação e gerenciamento eficaz da procrastinação:

* Relacione alguns eventos que podem estar sofrendo os efeitos da procrastinação.

* Faça auto-análise no sentido de se compreender as possíveis razões da procrastinação:

– medo do sucesso;

– não saber dizer não e acumular muitas atividades;

– medo de falhar;

– falta de planejamento do tempo resultando no acúmulo de atividades;

– medo do desconhecido;

– falta de motivação;

– baixa auto-estima;

– estresse ou cansaço ocupacional;

– sensação de injustiça;

– excesso de perfeccionismo;

– sensação de imobilidade física e mental.

* Estabeleça uma lista de atividades que estão sendo procrastinadas e defina um cronograma de como e quando as mesmas serão atingidas.

* Eventualmente, divida uma tarefa muito complexa ou extensa em duas ou mais partes, para facilitar a conclusão.

* Procure ajuda ou opinião de alguma pessoa que o conheça, a fim de obter outros pontos de vista que o ajudarão a ajustar seus planos e expectativas.

* Entenda que eventualmente as mudanças podem demorar um pouco e, portanto, é necessário controlar a ansiedade e não se desanimar caso as coisas demorem um pouco mais do que planejado.

* Monitore o andamento da lista de atividades que estabeleceu e vá ajustando a mesma para refletir o progresso e, eventualmente, a alteração de algumas tarefas.

Lembre-se sempre que quando falamos em mudanças, o mais importante não é a velocidade e sim a constância e o ritmo com que elas acontecem.

Fonte: viraweb.com.br

Ir para o topo