Dando seqüência ao projeto GEPRO – Gestão por Processos -, nesta manhã foi ministrada a palestra “Gestão de Pessoas – Diversidade e Comunicação”, pela Psicóloga e Analista de RH da DGRH, Cirlene Venturini, no auditório do Centro de Computação da Unicamp, aos facilitadores GEPRO e líderes de diversas Unidades da Universidade.

O GEPRO foi desenvolvido para alcançar o objetivo estratégico Melhorar / Rever / Padronizar os Processos Críticos estabelecido no PLANES (Planejamento Estratégico) da PRDU (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário) da Unicamp.

A constante análise do sistema de gestão, dos processos e da interdependência entre eles ajuda a desenvolver o pensamento sistêmico na organização, e o sucesso dos projetos depende também das oportunidades que os profissionais têm de aprender e do ambiente favorável ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades.

Nesse caminho, a palestra apresentou uma proposta de implementação de ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e institucionais, visando a auto-realização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão institucional como únicas saídas de sucesso para as novas relações de trabalho.

“No contexto em que mudanças ocorrem a todo o momento, as áreas precisam estar alinhadas em torno de definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento, compromisso com a força de trabalho baseado em respeito mútuo, comunicação aberta e eficaz, e competências definidas e desenvolvidas. Torna-se fundamental ao gestor aprender a criar novas formas organizacionais e estratégicas em torno de equipes e processo”, diz Cirlene.

Um dos principais modelos de sucesso apresentado foi Gestão por Competências – conscientização de que cada tipo de organização necessita de pessoas com perfis específicos e que cada posto de trabalho existente na Universidade tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil de competências.

gepro_26042005_1.jpg gepro_26042005_2.jpg