No mês de agosto o programa Palavras Cruzadas, veiculado pela RTV – Rádio e Televisão da Unicamp debateu o tema “Formação dos Profissionais da Unicamp”, que contou com a participação da Coordenadora Adjunta da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Suzerley Moreno Ribeiro, do Coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) Edison Lins e da Diretora da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), Gláucia Lorenzetti.

Comandado pelo jornalista Marcus Vinicius Ozores, o programa enfatizou a formação dos mais de oito mil funcionários da Universidade, que  exercem diversas funções nas diferentes Unidades e Órgãos da Unicamp.

Para Suzerley, o desenvolvimento do funcionário é interligado ao desenvolvimento da sociedade. “Em anos anteriores tínhamos um perfil de funcionário que buscava estabilidade no serviço público acima de todos os outros interesses. Hoje, percebemos uma mudança radical nessa questão. Nos concursos que temos realizado os perfis e exigências estão sendo maiores. Estamos trazendo para a Universidade profissionais mais qualificados e dinâmicos”, diz.

O jornalista Marcus Vinicius destacou a iniciativa do GGBS em idealizar o ProSeres – Programa de Apoio ao Servidor Estudante. “O Programa está completando 18 anos de existência. Foi a primeira ação organizada pela Universidade visando o apoio dos funcionários na busca da formação universitária. Há várias parcerias com instituições de ensino privadas que promovem descontos e bolsas de ensino”, explica Edison Lins.

Em contrapartida, a AFPU auxilia no desenvolvimento profissional da Universidade por meio de seus profissionais. Gláucia enfatiza que a atividade da Agência não é aquilo que o funcionário deseja, e sim o que é necessário para o desenvolvimento institucional.

entrevista_suzy_palavras_cruzadas_082011.jpg
Edison Lins, Suzerley Moreno Ribeiro e Gláucia Lorenzetti, com Marcus Vinícius Ozores no estúdio da TV Unicamp

[ Foto: ASCOM ]