O evento começou nesta segunda (9) e abrange trabalhos realizados pelas 22 turmas do Centro de Convivência Infantil – CECI, que ficam expostos ao longo dos 3 andares do prédio. A exposição está aberta ao público até essa sexta (13).

Projeto

A disposição dos trabalhos é uma mistura. Conforme o espectador anda pelas áreas do prédio, vê projetos tanto das turmas da educação infantil quanto da pré-escola lado a lado. As linguagens e os temas abordados são variados: vão de pequenas esculturas de personagens a pinturas sobre a natureza.

Segundo a coordenadora do Maternal, Adriana Ferreira, uma das intenções da iniciativa é trazer um novo olhar para o trabalho realizado no CECI, tanto pelas professoras quanto pelos alunos. “Além de permitir que as crianças vejam as obras feitas pelos colegas, permite também que as professoras apreciem os projetos das colegas de trabalho”, diz ela.

O projeto traz ainda outras consequências positivas. De acordo com a coordenadora pedagógica da Pré-Escola, Kátia Federico, exposições desse tipo podem estimular as crianças a se interessarem por outros tipos de atividade cultural. “Fazendo isso, há a chance de algumas crianças, no futuro, se interessarem mais por exposições e museus, por exemplo”, diz a coordenadora.

Como essa semana antecede a reunião de pais, a partir do dia 16 os trabalhos estarão distribuídos por sala. “Fazendo isso, a gente aumenta o retorno para os pais e responsáveis, que podem ver o que suas crianças estão produzindo nas aulas”, comentou Adriana.

Próximos projetos

A coordenadora da pré-escola acrescentou que a intenção para os anos seguintes é realizar uma exposição como essa a cada final de semestre. “Embora ainda não dê para mostrar tudo o que as crianças produzem, ao menos garante que todos tenham uma boa noção do que nós fazemos aqui”, finalizou.

Símbolo Novembro Azul

Congresso Nacional