No mês de janeiro servidores da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento – DPD/DGRH participaram do “Programa de Aperfeiçoamento de Pessoal em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos – PAP-RH” promovido pela Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH) da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, com o tema “Atratividade do Serviço Público: O que buscam e o que encontram os servidores ingressantes?”.
Durante a interação entre os participantes do evento sobre experiências vivenciadas no ambiente de trabalho, na maior parte do tempo o assunto girou em torno da dificuldade de aplicação do estágio probatório e de adaptação dos ingressantes a essa nova realidade, considerando as rotinas e políticas diferenciadas do serviço público.
A Unicamp, cumprindo o artigo 41 da Constituição Federal de 1988, possui regulamentação para o estágio probatório com diversas ações que visam o preparo das gerências, o acolhimento e acompanhamento dos servidores ingressantes. Por esse motivo, os organizadores do evento se interessaram em conhecer o modelo utilizado na Universidade.
No dia 09/3 a DGRH recebeu a visita de representantes da equipe responsável por acompanhar a vida profissional de aproximadamente 150.000 funcionários em estágio probatório na UCRH, distribuídos em mais de 600 municípios.
Nessa reunião foram apresentadas as etapas do processo de trabalho que envolve o Programa Ingresso: oficinas, indicadores do programa, formulários utilizados e a maneira adotada pela DGRH para realizar o acompanhamento desses servidores. A UCRH, ao apresentar projetos em andamento direcionados a seus funcionários, convidou servidores da DPD/DGRH para gravarem um vídeo sobre o estágio probatório da Unicamp.
O que em janeiro parecia ser apenas uma participação em um evento sobre gestão de pessoas se tornou uma grande parceria entre a Unicamp e a UCRH.