Na manhã de hoje (23) a DGRH reuniu os ATUs e o responsáveis pelo RH das Unidades e Órgãos para apresentar o novo sistema informatizado de apoio ao processo de Estágio Probatório Docente, regulamentado pela Resolução GR-34/2014.
A coordenadora da DGRH Cidinha Quina iniciou a reunião falando sobre o avanço e outros benefícios que essa informatização possibilitará aos processos de gestão de pessoas na Universidade, e reforçou a importância do envolvimento das pessoas na utilização das ferramentas oferecidas. O Diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP/DGRH) Everaldo Pinheiro apresentou os procedimentos que deverão ser seguidos por cada um dos envolvidos, conforme Instrução Normativa nº 03/2016. Em seguida, Silviane Rodrigues e Letícia Bisse (Divisão de Informática) apresentaram as funcionalidades já implementadas.
O Sistema Probatório Docente
Dentre as funcionalidades está o cadastro dos membros da Comissão Especial de Avaliação de Desempenho – CEAD, bem como dos critérios adicionais de avaliação além dos já previstos pela legislação, que são: produtividade, responsabilidade, dedicação e eficiência, e assiduidade e pontualidade. O plano de trabalho também fica armazenado, e o docente avaliado pode incluir arquivos e informações que julgar pertinentes.
O acompanhamento do desempenho do docente é auxiliado pelo sistema, que envia mensagens aos envolvidos em cada uma das etapas, lembrando prazos e obrigações.
De acordo com a legislação vigente, a contagem de tempo para o cumprimento dos 3 anos do estágio probatório pode ser interrompida e prorrogada por determinados tipos de afastamento, e essas ocorrências ficam registradas e podem ser acessadas no próprio sistema, o que facilita o acompanhamento pela CEAD, RH, Diretor da Unidade e pelo próprio docente.
Após a conclusão da avaliação pela CEAD, o sistema notifica automaticamente o docente avaliado, para que registre ciência e parecer. Após sua manifestação, o Diretor da Unidade é automaticamente notificado. O parecer da Congregação ou instância equivalente também é registrado, e todas as etapas podem ser acompanhadas via sistema pelo RH da Unidade.
A primeira etapa do novo sistema entra em produção no próximo dia 03/10, e o acesso deverá ser feito a partir do Portal DGRH – menu superior “Sistemas”.
Essa é mais uma ação que visa o envolvimento dos RHs nos processos de gestão de pessoas da Unicamp, e facilita a execução de atividades e procedimentos relacionados a esse tema na Universidade.
O conteúdo apresentado está disponível para consulta, bem como o manual de procedimentos e a Instrução Normativa nº 03/2016.
Para saber mais:
Guia Rápido – Procedimento para Cadastro de Secretário[documento expirado]- Nova versão do manual é disponibilizada [05/05/2017]
- Nova funcionalidade é implementada [02/01/2017]
- Sistema passará a controlar os prazos a partir de 01/12 [30/11/2016]
- Novas melhorias são implementadas no sistema [25/11/2016]
- Finalizada a primeira fase do projeto [07/11/2016]
- Primeira etapa foi implantada [03/10/2016]