Conteúdo principal Menu principal Rodapé

 

A Divisão de Planejamento e Desenvolvimento (DPD/DGRH) inaugurou essa semana (27/09) em parceria com a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) o Espaço Diversidade – Programa de Integração e Desenvolvimento do Adolescente Trabalhador da Unicamp, tendo como objetivo geral promover a integração e o desenvolvimento do adolescente através de ações sócio-esportivas, culturais e educacionais.

Maurício Calixto de Andrade – Diretor da AFPU, fez a introdução do projeto transmitindo aos adolescentes presentes a importância de aproveitar as palestras, ensinamentos e cursos oferecidos nos encontros, que acontecerão sempre na última terça-feira do mês abordando temas diversificados.

Com o tema Astronomia, a primeira palestra do projeto foi ministrada por Wesley Campos Batista (AFPU), que falou sobre a importância dos astros e do planeta Terra contando um pouco sobre a história desde quando começaram os estudos do sistema solar há quatro mil anos.

Desde o início da parceria entre o Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Campinas (CAMPC) e a Unicamp, em 1989, vários projetos de acompanhamento dos adolescentes / patrulheiros têm sido desenvolvidos na Universidade. Entretanto, após um tempo deixaram de acontecer.

“Hoje enfrentamos uma necessidade de atuação mais presente com esses adolescentes, que iniciam suas atividades aos 16 anos e, com o caráter formado/definido, apresentam alguns valores distorcidos que afetam o comportamento social e no trabalho”, afirma a psicóloga Érika Bueno (DPD), uma das responsáveis pelo Programa.

“Além disso, observam-se problemas sociais e familiares em decorrência da composição desses núcleos”, complementa Isabel Cristina Floriano (DPD), também responsável pelo Programa.

A maioria dos patrulheiros que atuam na Unicamp vem das regiões Sudoeste e Noroeste, que possuem as menores rendas familiares de Campinas.

“Diante disso, torna-se importante desenvolver um programa direcionado a esses adolescentes, no qual se possa contribuir com a formação de opiniões e do desenvolvimento bio-psico-social”, conclui a psicóloga Érika.

A tarde foi encerrada com a distribuição de kits-lanche aos patrulheiros participantes.

patrulheiros_27092005_1.jpg patrulheiros_27092005_4.jpg
Maurício Calixto
patrulheiros_27092005_3.jpg
Palestrante Wesley Batista
patrulheiros_27092005_2.jpg

 

Ir para o topo