O envio de dados da Unicamp para o eSocial tem sido gradual, de acordo com o tipo de informação, regras e cronograma estabelecidos pelo Governo. Em novembro de 2021 foi enviado o primeiro lote, composto pelos dados cadastrais dos servidores da Universidade. Isso tem demandado ações por parte dos servidores e RHs, que precisam inserir no Sistema Gestão de Pessoas as informações faltantes.

Alexsandra Ortiz Marcatto, servidora da Coordenadoria de Vida Funcional da DGP / DGRH, esteve envolvida no processo de envio da tabela de dados cadastrais no ano de 2021 e informa que no momento estão sendo sanadas as pendências que retornaram, ressaltando que alguma documentação pode vir a ser solicitada aos servidores de maneira pontual.

Em conjunto com esse trabalho, Sueli Teixeira, também servidora da DGP / DGRH, explica que a próxima fase está sendo preparada para o mês de agosto, e consiste no envio da tabela das folhas de pagamento dos servidores ativos. Para que isso seja possível, os dados cadastrais precisam estar corretamente inseridos no Sistema Gestão de Pessoas. Quanto aos aposentados estatutários, apesar das folhas serem processadas pela Unicamp, o envio é feito pela SPPREV.

Para Jacqueline Manete, Coordenadora da Divisão de Gestão Pessoal – DGP / DGRH, a parceria com os RHs das Unidades/Órgãos é de extrema importância nesse processo, sobretudo no contato com servidores aposentados, que são difíceis de serem localizados.

Vale ressaltar que os dados cadastrais, como email, ramal, endereço e demais informações, devem ser atualizados sempre que houver alteração, já que essas informações são transmitidas aos órgãos reguladores e utilizadas pela Unicamp sempre que há necessidade de comunicação com os servidores. Essa atualização pode ser feita pelos RHs por meio do Sistema Gestão de Pessoas e pelos servidores diretamente no Vida Funcional Online. Os procedimentos detalhados podem ser consultados no Portal DGRH – menu Produtos e Serviços – Dados Cadastrais – Atualização de Dados Cadastrais.

Sobre o eSocial

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial – é uma ação do Governo Federal que envolve a Secretaria da Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho, instituído pelo Decreto 8.373/2014.

Por meio do eSocial, os empregadores comunicam ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Na prática, as empresas e órgãos públicos terão de enviar periodicamente, em meio digital, diversas informações para a plataforma do eSocial. Atualmente, todos esses dados já são registrados em algum meio, como papel e outras plataformas online.

Para saber mais: