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Eficiência e eficácia são conceitos muitos antigos, mas implacavelmente atuais. Não compreendê-los ou confundi-los pode provocar grandes danos à performance e aos resultados.

As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutis, mas são extremamente importantes. Eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas.

Detalhando:

EFICIÊNCIA é: fazer certo; é o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.

EFICÁCIA é: a coisa certa; é o resultado; o objetivo: é aquilo para que se faz, isto é, a sua missão.

Considerando-se o exposto, vamos checar algumas percepções organizacionais muito naturais.

Iniciando: qual a missão de uma área de Treinamento? A resposta natural poderia ser: treinar pessoas; reciclar; desenvolver ou algo parecido. Certo? Não, errado! Percebam que as respostas estão representadas por verbos e remetem a ações. Portanto, refere-se àquilo que se faz, ou à atividade ou o meio para se atingir o resultado. Este resultado, ou a chamada Missão, poderia ser consignado como: pessoas aptas às necessidades da organização. Este é o objetivo. A área de Treinamento treina, ou desenvolve suas atividades para alcançar este resultado.

Porém, na prática, utiliza-se com freqüência o indicador de homens/horas/treinamento para medir o resultado de treinamento quando se está medindo, apenas, o seu esforço, ou seja, a sua eficiência no desenvolvimento da ação, mas não a sua eficácia. Afinal, qual foi o resultado desse esforço em treinamento?

Para ficar mais claro, vamos a outro exemplo: qual a missão da área de Manutenção de Ar Condicionado?

Mais uma vez a resposta natural seria: consertar ar condicionado, que é uma resposta também errada. Consertar ar condicionado é o que a área de manutenção faz para alcançar a sua missão que é: ar condicionado funcionando.

Isso quer dizer que se provoca um grande desvio na qualidade da contribuição das pessoas, fortalecendo-se a atividade muitas vezes distanciada do objetivo. Freqüentemente a área de Manutenção de Ar Condicionado é medida pelo tempo que gasta consertando ar condicionado, quando deveria ser medida pelo tempo que não gasta consertando, ou seja, pelo tempo de funcionamento do equipamento. Essa é a medida da sua eficácia.

Percebam o enorme dano que essa situação causa nos resultado individuais e globais das organizações. Ao se privilegiar as medidas que acompanham o esforço da realização, pode-se perder a relação com o resultado desse esforço. Em nome disso muitas realizações dentro das organizações são o que costumamos chamar de olhar o próprio umbigo, perdendo-se a avaliação do nível de agregação de valor aos objetivos da organização. E o que conta, cada vez mais, é exatamente o nível de agregação de valor de cada profissional, de cada departamento, de cada organização. Para isso é fundamental trabalhar com indicadores.

E esse viés, infelizmente, ocorre em diversas áreas das empresas, provocando enorme desvio nos resultados e na agregação de valor dessas áreas e das pessoas que se esforçam para atender as expectativas para o desenvolvimento dos negócios. É preciso reforçar que tal preocupação é função indelegável dos níveis de chefia das empresas.

Apenas como lembrete: novos conceitos são importantes para a modernização e desenvolvimento dos negócios, mas de nada adianta se não praticamos (ou entendemos) sequer os antigos.

Fonte: RH Central

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