Seu chefe não é lá grande coisa, a função que você está desempenhando deixa a desejar em termos de desafio. Frustrações e percalços naturais da vida, espinhos que se acham no caminho de todos. O importante é o que você vai fazer com tudo isso. Um indivíduo reativo, isto é, aquele que se orienta imediatamente pelos estímulos externos, adota uma das seguintes posturas que não levarão a nada:

a) chutar o pau da barraca e cair fora raivosamente;

b) adotar atitude cínica e manter-se alienado no local de trabalho;

c) reclamar, viver de mal com a vida.

Um indivíduo pró-ativo, tenta, ao contrário, adotar posturas mais adequadas:

a) fazer um esforço sábio e sutil para melhorar o chefe;

b) adaptar-se à empresa e buscar o que há de bom, enquanto estiver lá;

c) conquistar apoio do chefe e da empresa para “enriquecer” a função ou pular para outra melhor.

A arte de engolir sapos devia ser ensinada na escola. Todos sabemos que isso é fundamental e os estudos relativos à inteligência emocional já o mostraram: pessoas que reagem mais positivamente a estímulos desagradáveis, conduzindo-se por um pensamento adequado, vão mais longe.

Para engolir sapos com categoria:

* Perceba que engolir sapos é uma contingência da vida social – todos têm de suportar vez ou outra algo desagradável para manter a boa relação com o cliente, com o fornecedor, com o chefe, com o marido, com o vizinho… a vida fica melhor com pessoas mais tolerantes;

* Melhore a percepção, isto é, já que você vai ter de engolir sapos, trate de ver o lado bom da coisa, para pelo menos suportar melhor a coisa. Se além de ter de engolir sapos você fica mentalmente derrubado por causa disso, você terá dois problemas.

* Ponha um salzinho e um tempero, isto é, procure melhorar a situação, agindo de algum modo produtivo.

Fonte: José Antônio Rosa, professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos