Em comemoração ao Dia do Secretário, aconteceu nessa terça-feira (24/09/2013), no auditório da FCM, um evento de homenagem aos servidores que realizam atividades secretariais e administrativas na Unicamp.

Na mesa de abertura estiveram presentes o Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner, Chefe de Gabinete, representando o Reitor; Ademilde Félix Gomes, Coordenadora Adjunta da DGRH; Edison Lins, Coordenador do GGBS e Maurício Calixto, Diretor da AFPU.

Em seu discurso, Calixto ressaltou a necessidade da informação e da importância do profissional das secretarias estarem sempre atualizados. “Teremos um programa de qualificação de 60 horas todo ano; vai ser um curso amplo e genérico que abrangerá todas as áreas de secretaria”, disse.

Edson Lins agradeceu a presença de todos e parabenizou as secretárias. “A Unicamp é um lugar de muitas conquistas e desafios, e isso somente foi possível pelo trabalho de nossas secretárias.”

Ademilde iniciou o seu discurso lembrando que trabalhou muitos anos como secretária na Universidade, ressaltando que não é uma profissão fácil. “Exige disciplina, organização e jogo de cintura, pois a Universidade exige muito.” Encerrou seu discurso com um poema de Cora Coralina, sugerindo aos profissionais uma reflexão: “Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Montagner disse que somente o evento é pouco para homenagear. “O trabalho de vocês jamais será substituído por alguma máquina. É uma atividade nobre, pois exige talento; dedicar-se a alguém é uma dádiva, é muito mais que trabalho, é amor ao próximo, por isso devemos sempre enaltecer e agradecer”.

O evento prosseguiu com a apresentação teatral “Após o sinal deixe o seu recado” com o grupo Troupe Per Tutti e entrega de brindes pelos parceiros Mary Kay e Sam’s Club, e foi encerrado com um brunch.

Público presente

Mesa de abertura