Conteúdo principal Menu principal Rodapé

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. A homenagem surgiu a partir da regulamentação da profissão com a Lei nº 4.119, assinada nesse mesmo dia, no ano de 1962.

O profissional de psicologia é um estudioso e conhecedor da mente humana. De modo geral, seu objeto de estudo é o comportamento humano e seu principal objetivo é tratar os conflitos, as angústias e o equilíbrio emocional do indivíduo.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a clínica não é o único campo de trabalho do Psicólogo. Esses profissionais estão ocupando cada vez mais espaço nas áreas de RH de grandes empresas, e a psicologia organizacional tem se tornado uma ciência cada vez mais forte e importante.

O trabalho dos Psicólogos nas organizações tem deixado para trás a marca de meros aplicadores de técnicas e procedimentos, pois eles são responsáveis também pela Gestão de Pessoas. Nesse sentido, são eles que fazem com que os funcionários entendam a importância de adotar uma cultura de qualidade de serviços, além de auxiliar no desenvolvimento de competências que atendam às necessidades das empresas.

É importante ressaltar que as pessoas formam a essência de uma organização. Sem ao menos a existência de uma pessoa não haverá empresa, não existe nada mais importante para uma organização do que o seu quadro pessoal. No entanto, a concretização da contratação das pessoas selecionadas não significa que elas estejam imediatamente em condições para executar sua função com eficácia. Por isso, a organização deve oferecer ao trabalhador as condições e orientações necessárias para que ele tenha bom desempenho no seu trabalho.

Cabe ao Psicólogo, portanto, ambientar o novo colaborador à organização, promovendo um processo de acolhimento e socialização do indivíduo na empresa, fazendo com que conheça os padrões, as atitudes, os valores e os modelos de comportamento esperados por seus administradores. Esses profissionais também são importantes no desenvolvimento de programas de treinamento que capacitem os novos colaboradores a exercerem suas atividades com eficácia e regularidade.

Os benefícios e contribuições da psicologia para a organização é vista de várias formas, como: promover a motivação dos funcionários, cuidar da saúde mental de cada um deles e dar orientações para a desenvoltura de um bom trabalho em equipe, melhorando assim o resultado final.

As histórias de sucessos da Unicamp são construídas também por excelentes Psicólogos que direcionam nossos servidores ao caminho ético e colaborativo.

A DGRH cumprimenta os Psicólogos da Unicamp que tanto contribuem para o desenvolvimento de nossa Universidade.

Fontes: rh.com.br  e Portal Profissão em Foco
Ir para o topo