Na última sexta-feira (30) foi lançado o PDG – Programa para Desenvolvimento de Gestores.

Organizado pela Escola de Educação Corporativa – Educorp em parceria com a Diretoria Geral de Recursos Humanos – DGRH, o programa visa desenvolver competências amplas e específicas dos servidores de todas as carreiras que exercem posição de liderança na Unicamp, como diretores, coordenadores e assistentes técnicos.

Na abertura do evento, a Diretora Geral de RH, Cidinha Quina, afirmou que “ao assumir uma função gratificada, o gestor precisa saber ou deverá aprender sobre o funcionamento da Unicamp e seus pilares de sustentação, para que possa  exercer com maestria a função que lhe foi confiada”.

O PDG propõe o aprendizado sobre a história, cultura, valores, princípios, estrutura, funcionamento, fundamentos institucionais, gestão administrativa e gestão de pessoas. “Essa estrutura leva o aluno a conhecer com propriedade e profundidade a Universidade, capacitando-o para sua atuação como gestor de forma abrangente e com visão sistêmica, e possibilitando ações integradas e coerentes. Nesse sentido, a produção e transmissão desse conhecimento só podem acontecer de dentro para dentro”, complementou Cidinha.

A Coordenadora Geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, também participou da mesa solene e destacou a importância da retomada do PDG.

Após a abertura, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti, ministrou a aula inaugural com o tema “Planejamento, Gestão e Inovação Institucional na Universidade”, provocando os presentes sobre o orgulho de ser servidor público e destacando importantes realizações da Unicamp.

Em seguida, a equipe Educorp detalhou os objetivos e a dinâmica de funcionamento do novo PDG, ressaltando a possibilidade de ingresso a qualquer tempo, como uma espécie de roda gigante, sem prejuízo do aprendizado.

Vale lembrar que a primeira edição do programa foi oferecida em 2004 a servidores que ocupavam cargos de liderança nas diversas Unidades e Órgãos da Unicamp.

Informações detalhadas sobre o PDG podem ser obtidas no site da Educorp.