Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Para ajudar a mulher a enxergar os erros que podem impedir seu crescimento profissional, a americana Lois P. Frankel escreveu o livro Nice Girls don’t Get the Corner Office (Boas garotas não ganham as melhores salas). Lois é presidente da Corporate Coaching International, empresa sediada na Califórnia e especializada no treinamento de executivos e no desenvolvimento de lideranças.

O livro é sucesso de venda nos Estados Unidos e foi traduzido para o coreano, japonês, italiano e polonês. Não há previsão de publicação no Brasil, mas escolhemos os principais erros listados por Lois e suas dicas para ajudá-la a conseguir não apenas o melhor escritório do andar, mas também respeito, auto-estima e, quem sabe, o cargo de máximo da sua organização.

ERRO: Fazer o trabalho dos outros.

DICA: É uma tendência feminina assumir não apenas a própria tarefa, mas as que considera que não estão sendo bem feitas. Em vez de se oferecer para cumprir as obrigações alheias, ofereça-se para ensinar. E pergunte-se sempre se está ajudando alguém porque acha que assim será mais querida ou porque quer fazê-lo.

ERRO: Guardar suas opiniões.

DICA: Tenha em mente que, no geral, as acusações de que você fala demais são feitas para mantê-la quieta. Assuma mais riscos dando opiniões. Pratique falando ao menos uma vez durante cada reunião e verá que fica mais fácil com o passar do tempo.

ERRO: Seguir instruções obedientemente.

DICA: Algumas vezes, ao receber uma tarefa, agimos feito cachorro que ganhou um osso. Ficamos tão ansiosas para fazer o trabalho rapidamente que não conseguimos ver quem está ao redor e poderia nos ajudar. Gaste algum tempo conversando com colegas criativos que poderão ajudá-la.

ERRO: Ter necessidade de que os outros gostem sempre de você.

DICA: Se você estiver muito preocupada em ser querida, pode perder a grande oportunidade de ser respeitada. Lembre-se de que muitas vezes as pessoas ficam irritadas com você exatamente porque seu ponto de vista é melhor do que o delas. Além disso, as relações de carinho devem ser buscadas fora do escritório.

ERRO: Trocar informações pessoais em demasia.

DICA: Selecione as informações pessoais que vai contar no trabalho. Se você tem um cargo de chefia, mais cuidado ainda: seja a melhor amiga que puder para seus subordinados, mas não pense, nem por um minuto, que eles são seus melhores amigos.

ERRO: Contentar-se somente com a perfeição.

DICA: Sabemos que a perfeição é impossível de ser alcançada, mas continuamos a persegui-la. Ambicione 80% de perfeição. A diferença entre 80 e 100% não será notada pela maioria das pessoas, mas pode roubar um tempo precioso que poderia ser empregado em outras tarefas também importantes.

ERRO: Agir como um homem.

DICA: Você vai perder o diferencial feminino além de, muitas vezes, soar falsa e arrogante. A tendência feminina é mais colaborar do que competir, ouvir mais do que falar e isso tem de ser valorizado, não escondido.

ERRO: Não ocupar espaços.

DICA: Quando vai fazer uma apresentação, a mulher costuma ficar parada em um só lugar e fazer poucos gestos. Estas atitudes são sinal de cuidado exagerado e timidez. Use pelo menos 75% do espaço disponível, andando para os lados, para frente e para trás. Se ficar parada na frente de um grupo, fique com os pés abertos, mais ou menos na largura dos ombros.

ERRO: Esperar ser notada em vez de tomar a iniciativa.

DICA: Muitas mulheres deixam de ser promovidas não por sua falta de capacidade, mas por ficarem quietas, esperando que alguém reconheça seu talento. Ao se sentir pronta para mudar de cargo, fale com a chefia. E não perca as chances de contar para todos sobre um prêmio recebido, por exemplo.

Ir para o topo