A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA do Campus de Limeira, gestão 2002, tomou posse no dia 06 de fevereiro, em evento, realizado na Diretoria do COTIL. O objetivo da nova gestão é continuar atuando no trabalho conjunto e preventivo que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos dentro do Campus.

A nova CIPA de Limeira é formada por funcionários, professores e alunos (membros convidados). A participação de alunos na Comissão é uma novidade incorporada a partir do ano de 2001 e tem contribuído nos trabalhos realizados pela equipe. Segundo Marília Zarro Pereira, representante dos alunos, a proximidade com os ambientes e departamentos do Campus ajudam a verificar eventuais problemas e indicar soluções, além de contribuir na identificação de áreas que precisavam de reparos ou manutenção.

Segundo, o Prof. Antonio Manoel Queiroz, Diretor Geral do Cotil, a CIPA tem desenvolvido ações preventivas ao longo dos anos. Para ele a atuação da Comissão é fundamental na preservação da saúde do trabalhador do Campus de Limeira. O Prof. Queiroz disse ainda que a nova composição com a participação de alunos é excelente, primeiro pela proximidade com os setores e ambientes e pelas ações que contribuem para a segurança do Campus. As Unidades que compõem o Campus de Limeira têm colaborado com o desenvolvimento das ações propostas pela equipe de segurança.

Para o Presidente da CIPA de Limeira, Luis Fernando Chang de Oliveira, a nova composição da Comissão assume com o papel de dar continuidade aos trabalhos da gestão anterior e manter as ações em andamento.

O evento contou com as presenças dos funcionários, professores e alunos do Campus de Limeira e representantes da Coordenadoria e da Segurança do Trabalho, da DGRH, além de membros da CIPA da Unicamp. Para o presidente da CIPA da Unicamp, Azuir F.T. Filho, a nova Comissão de Limeira assumiu com o finalidade de dar continuidade aos trabalhos da gestão anterior e, também, contribuir para a elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

O prof. Dirceu Spaziante lembrou que o Campus de Limeira é o único setor da Unicamp a realizar 17 SIPAT´s (Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho) deste o ano de 1984 – data em que CIPA foi fundada em todos os Campi da Universidade. O prof. Dirceu destacou a importância e colaboração de funcionários, professores e alunos, além de outros profissionais com as questões segurança.

A CIPA de Limeira vem atuando conjuntamente com a Segurança do Trabalho, da Diretoria de Segurança e Saúde Ocupacional (DSSO – DGRH). O técnico de segurança, Genésio Jatobá, desenvolve ações de verificação, fiscalização e orientação na área de segurança e higiene do trabalho desde o ano passado. A iniciativa começou em 2001, ano em que os trabalhos foram intensificados nos Campi da Unicamp (Campinas, Limeira e Piracicaba) com a contração de novos profissionais para a área.

E, completando a equipe de trabalho na área de segurança de Limeira, Eliaquim Rodrigues da Rocha, da Planta Física, é o responsável pela segurança patrimonial e industrial (segurança do trabalho). O Trabalho é um conjunto com os demais profissionais que atuam no Campus.

cipa_20022002_1.jpg     cipa_20022002_2.jpg

Sobre as normas que regulam as Comissões, a Norma Regulamentadora NR-5 diz que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

<!– Retiramos o link externo, pois estava quebrado.

Saiba mais sobre a NR-5.

–>