Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Comportamentos sabotadores são aqueles que tiram o foco e prejudicam. É necessário eliminar o que nos impede de conquistar sonhos, objetivos e projetos.
Confira quais são os principais agentes considerados sabotadores e saiba como lidar com cada um deles:
Desmotivação
Com a rotina do dia a dia é normal ficar desmotivado e sem ânimo para continuar. Procure identificar as causas desse mal e comece a trabalhar nesses fatores. Pratique atividades que te tragam prazer e bem-estar. Lembre-se de que todas as experiências pelas quais passamos têm uma intenção positiva. Por isso, identifique-as e tire proveito apenas do que for bom.
Ansiedade
A ansiedade é um agente considerado dificultador e está presente na vida de muitos profissionais. A causa deste mal pode estar ligada a inúmeros fatores como preocupação, improdutividade ou mesmo cansaço. Esse comportamento, se não trabalhado adequadamente e evitado, pode prejudicar não somente a saúde física como também o lado psicológico dos profissionais. Para evitar a ansiedade, procure levar a vida de maneira mais leve e pegue menos “pesado” com você mesmo. Evite focar-se somente no trabalho e dê um tempo para si. Relaxe, descanse e mantenha hábitos saudáveis que se tornarão um diferencial positivo para sua vida. Uma dica muito importante para evitar a ansiedade é a prática de exercícios físicos e boas noites de sono.
Desorganização
Se você sente dificuldade em se organizar em meio a tantas coisas para realizar e prazos a cumprir é importante criar uma rotina de trabalho. Fazer uso de uma agenda ou mesmo criar uma planilha de tarefas, por exemplo, pode ajudar no processo de organização.
Falta de foco
Uma boa dica para manter o foco no que realmente é importante é separar seu trabalho por ordem de prioridade. Agindo assim ficará mais fácil identificar o que fazer primeiro e evitará a entrega de suas tarefas fora do prazo estabelecido. Afasta-se do que te desvia do foco como conversas paralelas, ligações pessoais ou mesmo redes sociais. Deixe tais atividades para os momentos de intervalo.
Esses fatores podem atingir a todos em alguma fase da vida, mas não podemos deixá-los nos dominar e prejudicar nossos objetivos e metas, sejam profissionais ou pessoais.
Fonte: rh.com.br
Ir para o topo