Contar histórias estimula a imaginação, a criatividade e a leitura. A exposição da Turma da Chapeuzinho Vermelho (Convivência II), das professoras Luci e Simone, demonstra como uma história pode ser utilizada para o aprendizado e também para a diversão. O conto foi escolhido como tema pela própria turma, que se interessou pela aventura da garota de capa vermelha quando um colega doou à sala mascotes dos personagens da história, como contou a professora Luci. Inspiradas nesse tema, as crianças produziram trabalhos artísticos que foram expostos no salão de entrada do CECI a partir do dia 9/5, e lá permanecerão até o dia 20/5.

A professora Luci afirmou que o principal objetivo da exposição é mostrar o trabalho para os pais. “As crianças se sentem orgulhosas quando os pais vêem o que elas fazem”, disse. Segundo a professora Simone, cada criança escolheu a atividade que queria expôr. Na exposição, podem ser observadas pinturas, colagens e até mesmo a cestinha de doces para a vovó, encapadas com TNT nas cores escolhidas pelos pequenos.

Além disso, as professoras incluíram o projeto “Alimentação Saudável”: foi feita uma pesquisa junto aos pais sobre quais seriam os alimentos que devem fazer parte da rotina, e as respostas também foram expostas com colagens na exposição. As crianças levarão a cesta da vovó para casa e trarão dentro dela um alimento saudável. A nutricionista do CECI irá então até a sala e conversará com a turma sobre os alimentos. Em seguida, todos colocarão a mão na massa, fazendo receitas com o que for trazido.

As professoras ainda salientaram a importância do brincar na infância, que deve ser inserido nas atividades. Segundo elas, “o brincar é um direito da criança, transforma a realidade e produz novos significados, possiblita a resolução de conflitos, coloca a criança em contato com o mundo ao seu redor e com a natureza”.

A convergência da diversão com o aprendizado na elaboração de atividades como essa demonstra a preocupação da DEdIC com o desenvolvimento integral da criança, respeitando sua forma de se desenvolver e aprender. Além disso, o incentivo à colaboração dos pais reforça a valorização da parceria entre a família e a escola.