A Unicamp foi construída nos terrenos da Fazenda Rio das Pedras, área que originou o distrito de Barão Geraldo e que possui os resquícios da Mata Atlântica na cidade de Campinas. Nos caminhos entre um prédio e outro da Universidade, funcionários e estudantes têm a oportunidade de andar por extensa área verde com diversas espécies da flora brasileira.

Reconhecendo a importância de promover, principalmente, a interação e “construção” dos conhecimentos e cultura das crianças com a natureza, já que ficam cada vez mais isoladas em apartamentos e distraídas pela tecnologia, a DEdIC mantém no prédio do CECI uma árvore de pau brasil. Essa espécie era encontrada em abundância no solo brasileiro em meados do século XVI. Sua casca é pardo-acinzentada ou pardo-rosada em suas partes salientes, seu miolo é vermelho e chegam a atingir até 40 metros de altura.

Antes mesmo dos portugueses chegarem ao Brasil, os índios usavam o pau brasil na produção de seus arcos, flechas e na pintura de enfeites. A “brasileína”, essência corante extraída da madeira e utilizada no tingimento de tecidos e na produção de tintas para desenho e pintura, rendia lucros e dividendos à Coroa. Portugal, que antes adquiria a substância por intermédio dos mercadores que vinham do Oriente, explorou de maneira exclusiva a árvore brasileira, o que fez com que apenas entre os anos de 1500 e 1600 cerca de 2 milhões delas fossem abaixo. Desde de 7 de dezembro de 1978, pela Lei 6.607, o pau brasil foi declarado árvore nacional do Brasil.

Para garantir a manutenção da árvore e a segurança das crianças, a área em torno do pau brasil no CECI passará por uma breve reestruturação.

Essa ação é apenas uma das atividades que a DEdIC tem realizado para conscientizar famílias e crianças sobre a importância da preservação ambiental.