A convite do Serviço Social do Hospital de Clínicas, crianças de 3 a 12 anos de idade das creches dos Programas Educativos (CECI, CAS, PRODECAD e EMEI) participaram da campanha em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, cujo tema deste ano foi “A prevenção começa pelo diálogo. Converse, aprenda e viva sem AIDS”.

Voltada à comunidade interna da UNICAMP, a campanha foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS) do HC/UNICAMP, tendo sido iniciada na segunda-feira com apresentações culturais, palestras, vídeos, distribuição de material educativo, coral, concurso de frase e exposição histórica “30 anos da UNICAMP” em diversos locais da comunidade universitária.

No dia 1 de dezembro pela manhã, as crianças fizeram uma passeata no Campus. Saíram das salas de aula com balões e bexigas nas mãos, passaram pelo Hospital de Clínicas, Administração Central e Reitoria e se concentraram na Praça da Paz.

A atividade que foi previamente programada pelas pedagogas das creches, teve como objetivo explicar às crianças o que é doença, a contaminação, como se prevenir, em uma linguagem voltada às crianças.

Na Praça da Paz, o Grupo de palhaços Doutores da Alegria animou a criançada com canções e brincadeiras. Ao final da apresentação as crianças soltaram balões e bexigas que simbolizavam a luta contra a AIDS.

Segundo a coordenadora da campanha Aparecida do Carmo M. Campos (SS-HC), o foco da campanha na Universidade foram as crianças, jovens e os adolescentes que são agentes multiplicadores de informação. E em relação a AIDS aprenderam na semana da campanha o que é a doença, contaminação e prevenção.

Outro fator, segundo ela é que o maior índice de contaminação de AIDS está na gravidez das mães e na adolescência. “Os agentes levarão a mensagem às demais pessoas”, completou.