Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Hoje em dia, em todos os continentes, os programas de Qualidade já deixaram de ser um diferencial para as empresas e passaram a ser condição para a sobrevivência no mercado.

A busca da excelência via qualidade total, trouxe consigo uma das posturas decisivas para o novo século: a busca pela melhoria contínua. Vale a máxima japonesa: “Hoje, melhor do que ontem e amanhã, melhor do que hoje!”.

Em todos os programas de qualidade, está presente a Análise de Melhoria de Processos. As empresas fazem um diagnóstico de todos os seus processos com o objetivo de aperfeiçoá-los. Assim, buscam evitar perdas e retrabalhos ocasionados por possíveis falhas.

O ponto mais importante nesta busca pela qualidade reside no homem – as pessoas fazem as empresas. Elas sentem, pensam e transformam pensamentos e sentimentos em ação. Qualidade não se consegue sem mudanças, e as mudanças são implementadas a partir da ação das pessoas. Dependendo da sua vontade, o homem promove ou bloqueia as mudanças. Portanto, as falhas presentes nos processos também estão presentes em cada pessoa.

O profissional que busca crescer no mercado deve aprimorar os princípios da qualidade pessoal. Seguem algumas dicas:

1. Procure falar com as pessoas. Não seja fechado em si mesmo.

2. Sorria.

3. Chame as pessoas pelos seus nomes.

4. Seja amigo e prestativo.

5. Seja cordial.

6. Interesse-se sinceramente pelos outros.

7. Seja generoso ao elogiar e cauteloso ao criticar.

8. Considere os sentimentos dos outros.

9. Aprenda a ouvir.

10. Coloque o seu melhor em tudo o que fizer.

11. Aprenda com todos que cruzarem o seu caminho.

Fonte: catho.com.br

Ir para o topo