No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Trata-se de uma das mais importantes e belas profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos o efetivo aprendizado seriam praticamente impossíveis.

Neste dia, em 1827, o Imperador D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país, regulamentação do conteúdo a ser ministrado e das condições trabalhistas dos professores.

No ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da educação, tiveram a ideia de promover uma confraternização em homenagem aos professores. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu artigo 3º, diz que “para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

O papel do professor é fundamental, pois o bom andamento das atividades de ensino depende diretamente da ação docente, de como se faz a mediação conhecimento – criança. Entende-se como importante característica do profissional de Educação Infantil a constante busca por aprender sobre o desenvolvimento da criança, sua forma de ver e sentir o mundo, criando oportunidades para a manifestação de ideias, linguagem, sentimentos, criatividade, reações, relações sociais e imaginação.

Na DEdIC, as crianças se desenvolvem com o auxílio dos professores que as educam e cuidam com muito amor e carinho, proporcionando educação e cuidado de qualidade, o que os manterão pra sempre na memória dos pequenos.

“Porque ser professor é aprender para ensinar; porque ser professor é ser dedicação, paciência e persistência; porque ser professor é ser mestre, é saber cativar e inspirar; porque ser professor é educar. A todos os que dedicam sua vida à tão nobre e distinta profissão, um feliz Dia do Professor! A todos vocês que moldam as mentes do futuro, que educam, cuidam e acompanham os nossos filhos, o nosso agradecimento e esta sentida homenagem!” (autor desconhecido).

Parabéns a todos os professores e professoras da DEdIC por exercerem com tanta qualidade e amor uma das profissões mais honrosas e bonitas.