O Dia do Funcionário Público (28/10) foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1937.

Em 1939 foi estabelecida a legislação que rege os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos, sendo atualizada algumas vezes nos anos seguintes, com a publicação do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais e outros documentos.

No dia 28 de outubro de 1968 foi promulgada a Lei nº 10.261, que criou o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, que também foi atualizado algumas vezes, até o ano de 2010.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, educação, segurança e outros.

A DGRH parabeniza a todos os servidores públicos que contribuem com inteligência, conhecimento e talento para a construção da Unicamp de todos os saberes, tornando-a uma Universidade de referência nacional e internacional. Como afirmou o Prof. Zeferino Vaz, “uma Universidade se constrói com cérebros e não com edifícios”.