Conteúdo principal Menu principal Rodapé

“Um instrumento que você usa para alguma coisa”. Assim as professoras Giselle Avelar e Kátia Orse definiram para as crianças o conceito de objeto. Ajudar a turma a se apropriar do conceito não foi tarefa fácil, relata Giselle, mas as educadoras garantiram que o aprendizado seria divertido.

A Turma do Objeto (Convivência III) escolheu o nome devido a um episódio do desenho “A Casa do Mickey Mouse”, em que objetos são procurados para resolver problemas. A partir daí, as professoras buscaram desenvolver um projeto pedagógico com o tema.

A primeira atividade realizada foi a construção do alfabeto concreto. Cada letra do alfabeto foi recortada e colocada em um saco plástico. As crianças levavam a letra para casa e de lá traziam um objeto cujo nome tivesse aquela inicial, proporcionando aos pequenos também o conhecimento do alfabeto.

Depois, a turma trabalhou com a classificação de objetos a partir da cor e, em seguida, do local onde podem ser encontrados: foi a etapa da visitação. As educadoras levaram os pequenos a diferentes lugares, onde puderam estudar objetos específicos de cada espaço. “Eles conheceram os objetos da secretaria, da cozinha, da jardinagem, do parque, da enfermagem, do dentista e de outros espaços da DEdIC”, contou Giselle. Tudo foi registrado por meio de desenhos que deram origem a um livro.

As crianças ficaram atentas a todas as descobertas, pois, segundo disseram as professoras, entraram em contato com muitas novidades. Proporcionar descobertas de forma divertida e criativa faz parte das rotinas da DEdIC.

Ir para o topo